EEB Nilo Peçanha no Twitter

PPP


Projeto Politico Pedagógico
ESTADO DE SANTA CATARINA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E  TECNOLOGIA
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NILO PEÇANHA
CÓD. 7670009062-00 -     PORTO UNIÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PORTO UNIÃO, ANO 2011
CAPÍTULO I
APRESENTAÇÃO
IDENTIFICACÃO
UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NILO PEÇANHA
CÓDIGO: 7670009062-00
LOCALIZAÇÃO: Rua Francisco Peluski, número 365
BAIRRO: Vice-King
MUNICÍPIO: Porto União                  CEP: 89.400-000
26a GEREI – Canoinhas – SC
DIREÇÃO: Cléa Regina Dolinski Store
ASSESSORA DE DIREÇÃO: Rubens Flamarion Senff  e Alaor Rodrigues
30.03.79 – Decreto n. 7.325- Autorizou o funcionamento de 1a a 4a série do Ensino Fundamental.
16.05.79 – Decreto n. 7.596- Autorizou o funcionamento de 5a a 8a série do Ensino Fundamental.
13.04.80 – Foi fundada a APP da EB Nilo Peçanha, pelo Estatuto da APP, publicado em Diário Oficial do Estado de SC, sob. o número 12.515 de 27.07.84, com o CGC da APP número 83786376/0001-09.
22.07.86 – Portaria E/340/86- Autorizou o funcionamento do Pré-Escolar.
28/03/2000- Portaria E/017/SED de 28/03/2000, D.O.E 18.387 de 05/04/2000, resolve alterar identificação dos Estabelecimentos de Ensino da Rede Pública Estadual : Escola de Educação Básica Nilo Peçanha. Sigla EEB Nilo Peçanha.
19/09/2006: Parecer 250, autorizou o funcionamento do Ensino Médio
FILOSOFIA
A Escola de Educação Básica Nilo Peçanha tem como filosofia, uma prática pedagógica coletiva, mediadora do conhecimento científico, erudito e universal que contribua para uma transformação social e para a formação do indivíduo no processo de construção e produção do saber. Ressalta a liberdade responsável, o senso crítico e a consciência dos  deveres e direitos, frente a ordem formal e expressiva da Escola, do Estado e da Sociedade, partindo da prática e do conhecimento de cada um. Tem como objetivo  ampliar, enriquecer e explorar o saber, coordenando, dinamizando e articulando as ações educativas, para a melhoria da qualidade do ensino.
HISTÓRICO  DA  EEB  NILO  PEÇANHA
A  Escola de Educação Básica Nilo Peçanha, código 7670009062-00, está situada num terreno de 10291 m2, na rua Francisco Peluski, n o 365, no Bairro Vice-King do Município de Porto União-SC.
Foi criada pelo decreto 7.325 de 30/03/1979 que autorizou o funcionamento de primeira a quarta série do ensino fundamental e depois pelo decreto 7596 de 16/05/1979 foi autorizado o funcionamento gradativo de quinta a oitava série do Ensino Fundamental. No ano de 1986 pela portaria 340/86 foi autorizado o funcionamento do Pré-Escolar. Tendo como 1a diretora a senhora Marli Foltz Lemos.
Através do Parecer 250 de 19 de setembro de 2006, foi aprovado o funcionamento do  Ensino Médio, que estava funcionando em regime de Unidade Descentralizada como extensão da EEB Germano Wagenfuhr.
A escola tem como patrono: Nilo Procópio Peçanha, que foi estadista, político e parlamentar brasileiro. Daí o nome da escola: Nilo Peçanha. Dizem que esse nome originou não por escolha, mas engano da coordenadoria da época que confundiu o nome da rua ao lado da escola de Nilo Peçanha no lugar do Patrono que era “Professor Hilário Dezordi”que morou e trabalhou no Município de Porto União.
A EEB Nilo Peçanha possui uma bandeira, a qual foi oficializada em reunião pedagógica em 21/08/1985 ( Aproveitando em parte a criação feita pelo aluno Clayton Guérios da sexta série do ano de 1985), com os seguintes significados: AZUL : Imensidão, liberdade para crescer. CÍRCULO LARANJA: O sol, luz do saber, energia abrindo novos horizontes para um futuro melhor. BRANCO: A paz, espírito de coleguismo, fraternidade e otimismo. LIVRO: Trabalho, cultura, vontade de vencer.
Em 2002/2003, vinte e três anos após sua criação, o prédio da EEBNP, que se encontrava num estado precário, foi derrubado e no seu lugar foi construído um novo prédio, com modelo padrão autorizado pelo governo do estado de Santa Catarina. Contém 12 salas de aula, sala de informática, sala de vídeo, laboratório de ciências, biblioteca, sala de artes, sala de dentista, secretaria, sala de direção, sala de administração, sala de especialistas, 09 banheiros sendo um para deficientes, sala de educação física, cozinha, cantina, lavanderia, sala dos professores, 4 depósitos, rampa, escadas, hall de entrada, cobertura para alunos, bebedouros, quadra de esportes e futuramente um ginásio de esportes.
Até 1994 esteve na direção da escola a Professora Elza Edith Drosdoski. De 1995 a 1998, a professora Alice Bendlin de Castilho. 1999 a 2002,  a Professora Samira Mussi Rocha. 2003 a 2004, Professor Rubens Flamarion Senff e Ana Célia Jacobowski. Em 2005 com a reforma administrativa do governo do Estado, que exigia dedicação exclusiva, assumiu a direção geral a professora Ana Célia Jacobowski, que ficou no cargo até  2006. Em 2007 assumiu a direção a professora Ana Carolina Moretti, e como Assessora de direção a professora Cléia Regina Dolinski Store. Em 2010 a Professora Cléa Regina D. Store assumiu a direção geral e a professora Ana Carolina Moretti  ficou como Assessora de Direção. No Segundo semestre o Professor Alaor Rodrigues assumiu como Assessor de Direção. Em 2011 o Professor Rubens Flamarion Senff assumiu também como Assessor de Direção.
No ano de 2009, foi iniciada a construção do ginásio de esportes da escola, com previsão de término da construção em maio deste ano letivo.
Com a nova lei da ampliação do Ensino Fundamental  para  09 anos, o município assumiu a Educação Infantil, fechando o pré- escolar  desta Unidade Escolar no ano de 2009.
Foi autorizado pelo Parecer nº 572/09 em 29/04/2009 o SAEDE-Serviço de Atendimento da Educação Especial na Educação Básica, para funcionar nesta Unidade Escolar como SAEDE-Misto, para atender no contra turno alunos com deficiência mental e auditiva, matriculados no Ensino Regular. E também pelo Parecer nº 567/09 de 29/04/2009, autorizada a contratação de 01 segundo professor de turma, com carga horária de 20 horas semanais para atuar na 1ª série do ensino Fundamental, turma 03, turno vespertino, na qual estava matriculada a aluna Maria Eduarda Serotki. Em 2010 também foi contratado um 2º professor para atender o aluno Kauan Pereira. 2011 os referidos alunos terão direito novamente ao 2º professor.
A  matrícula inicial de 2011 foi   842        de 1a a 8a série do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
O corpo docente desta Unidade Escolar  conta neste ano letivo 25 professores  efetivos, 21 professores ACTs, 03 especialistas em assuntos educacionais (Supervisora, adminstradora, orientadora), 01 diretora geral, 01 assessora de direção, 01 assistente de educação (secretário), 02 assistentes técnicas pedagógicas , 01 Técnico de informática, 05 funcionárias contratadas pela APP, Uma funcionária de serviços gerais concursada, 01 vigia, contratado pela empresa de vigilância CASVIG.   Em  julho de 2010 houve a tercerização da merenda escolar pela empresa “Convida”, foram contratadas 04 merendeiras.

DIAGNÓSTICO

A Escola de Educação Básica Nilo Peçanha, atende alunos do Bairro Vice-King, Limeira, Rio d Areia e localidade do interior. O educandário oferece das séries iniciais ao Ensino Médio, com matrícula de aproximadamente 800 alunos nos três turnos, matutino, vespertino e noturno. Nossos alunos são na maioria filhos de operários, diaristas e empregados informais.
Desde que a escola iniciou suas atividades em 1979, notou-se  a mudança na participação dos pais, pois atualmente recebemos os filhos dos primeiros alunos, que se identificam bastante com as normas regimentais do estabelecimento.
Dos alunos do diurno  poucos trabalham, diferente do noturno que são a maioria de trabalhadores.
Embora a taxa de evasão está diminuindo sensivelmente, quando acontece, a escola toma as medidas cabíveis no regimento, mas o motivo na maioria das vezes foge a competência da escola, pois os pais que estão desempregados saem em busca de ocupações e levam a família, muitas vezes para o interior, onde não existem escolas para os alunos maiores. Alguns alunos também vão em busca de trabalho e acabam não retornando no mesmo ano, causando a defasagem série/idade, que gerou à partir de 1998, as classes de Aceleração, que não são mais oferecidas no momento. A diminuição da taxa de evasão, se deve em grande parte à Bolsa Escola ( Bolsa Família), que o aluno deixa de receber se não está na escola. Contamos com ajuda do Conselho Tutelar para os casos em que a escola não pode resolver.
A direção, corpo docente e equipe pedagógica analisa sempre os dados estatísticos da escola, buscando soluções, propondo mudanças necessárias. Estes quadros estão relacionados a seguir:
Quadro Demonstrativo do Movimento Escolar 1996/2011
Ano
Matric inicial
Transf
Aband
Admit
Aprov
%
Repro
%
Matric
Final
1996
494
101
36
124
354
73%
80
17%
481
1997
519
59
42
30
408
89%
50
11%
458
1998
494
75
34
49
389
90%
46
10%
435
1999
517
107
23
23
379
90%
41
10%
420
2000
488
72
37
45
386
91%
38
9%
424
2001
491
91
24
64
405
92%
35
8%
440
2002
491
67
05
65
423
87%
61
13%
484
2003
481
78
03
50
395
88%
55
12%
450
2004
604
69
00
33
451
92,6%
36
7,3%
568
2005
628
86
00
43
513
87,7%
49
8,4%
587
2006
751
165
07
168
500
80%
103
20%
747
2007
921
212
29
18
608
87%
90
13%
698
2008
851
111
20
52
634
82%
138
18%
772
2009
803
67
50
90
715
92%
61
8%
776
2010
844
97
24
68
726
92,%
65
8%
791
2011









Análise do Movimento Escolar
A preocupação com a permanência e sucesso do aluno na escola é constante e sempre se buscam soluções para diminuir a taxa de evasão e da repetência. Muitas são causas que levam o aluno a repetir o ano ou a evadir-se da escola, conforme relatado no diagnóstico da realidade da escola.
1996- Houve grande movimento de alunos, sendo que saíram e entraram alunos em igual número. Muitos dos alunos que contam como transferidos são os mesmos que acabaram retornando e portanto admitidos. O motivo desta ida e vinda, que só prejudica o aluno e o andamento do processo educativo, é a busca de emprego por parte dos pais, que se aventuram sem ter situação definida e voltam. A desestruturação  familiar também contribui bastante, pois os pais se separam e um deles leva os filhos, depois existe a volta do casal, ou os filhos vêm morar com os avós. Pode ser esta constante mudança uma das causas da elevada taxa de reprovação (17%).
1997- Foi um ano com menor movimento de alunos em relação ao anterior. Também a taxa de reprovação diminuiu para 11%.
1998-2000 – Com a análise do resultado destes anos constatou-se que a grande maioria dos reprovados eram alunos das séries iniciais (1a , 2a , 3a ), apenas 0,6% do total de alunos reprovados eram  de 5a a 8a série.
O quadro de repetência manteve-se igual nestes dois anos, apesar dos esforços
dos professores em que os alunos tenham maior aproveitamento nos estudos. Apesar deste fato consideramos que 90% de alunos aprovados é um resultado positivo.
A elevação na taxa de alunos transferidos neste ano, além das mudanças de endereço já citada é a existência da Escola Oficina, onde os alunos têm atividades o dia inteiro e que se situa bem próximo da escola, no município de União da Vitória, P.R.
2000- Houve uma pequena diminuição na taxa de reprovação, mas em contra partida houve  o mesmo percentual de aumento na taxa de evasão.
2001- Com o início da Classe de Aceleração nível III, houve no geral da escola mais uma diminuição na taxa de reprovação e de abandono.
Este fato se deve à metodologia diferenciada adotada pelas CA, com menos reprovação e o acompanhamento mais direto da articuladora, detectando os casos  de evasão e conseguindo reverter a situação em muitos deles.
2002- Notamos um aumento muito grande na taxa de reprovação, consideramos que se deve tanto a mudança no sistema de avaliação que passou a ser semestral, portanto com menos acompanhamento de pais, que não conseguem entender o rendimento dos filhos, se não houver notas. Também  ao sistema  APOIA, que fez com que permanecessem na escola alunos que em outra situação se evadiriam, sendo reprovados nesta, haja visto que a taxa de evasão caiu de 24% para 05%.
2003- Com a Portaria  004 de 08 de maio de 2003, retornou a avaliação ao sistema bimestral, com exame final, recuperação intensiva, além da paralela. Não houve retorno do Exame de 2a Época. Neste ano notou-se pequena queda na taxa de reprovação. O programa APOIA- Aviso por infreqüência de aluno -   e a BOLSA ESCOLA, estão atuando no sentido de diminuir a taxa de evasão. Com o retorno do sistema de avaliação para notas bimestrais, aplica-se a fórmula                     MF= MB x 7 +, NE x 3 = 5 que ajuda muito alunos que não conseguem a                                 10
média 7,0 , para serem aprovados sem exame.
2004- Neste ano voltamos as terceiras séries ao sistema de uma só professora regente, pois consideramos que houve pouco rendimento por parte dos alunos, permanecendo as quartas com o sistema de rodízio, mas com apenas quatro professores ( professora de matemática, Estudos Sociais e Religião, professora de Português e Ciências, professor de Artes, Professor de  Educação Física) e não seis como nos anos anteriores. Da matrícula final do ano de 2004, foram aprovados 92,6% e reprovados 7,3% dos alunos. As aulas realizados no contra-turno pela orientadora e supervisora da unidade escolar, também contribuíram  para a diminuição da taxa de repetência.
2005- Voltamos definitivamente  com as 4a séries do Ensino Fundamental com apenas 01 professora regente de classe, 01 professor de Educação Física e o1 professor de Arte.
Constatado que uma das causas da reprovação das 1a séries do Ensino Fundamental, deve-se aos alunos que são recebidos no final do 3o bimestre, através de transferência, com problemas graves de aprendizagem, e não há  tempo suficiente para suprir estas dificuldades.
2006- para este ano letivo tomaremos várias atitudes com relação ao ensino-aprendizagem  desta Unidade Escolar. Investiremos nas ações que deram certo nos outros anos e outras inovadoras, como por exemplo: de 5a a 8a série do ensino Fundamental, na realização de eleição para professor conselheiro e aluno representante da turma, algumas regras foram relembradas pelas especialistas em cada turma. Lembretes sobre direitos e deveres dos alunos, explicação de regras de convivência e as consequências  para quem não cumpri-las, explicação das funções do professor conselheiro e do aluno representante da turma, regras sobre a fila, sobre a ida nos banheiros, sobre o respeito pelos colegas, professores e funcionários, sobre os cuidados com a escola, sobre as faltas as aulas e principalmente sobre os estudos.Com relação a 8a série do ensino fundamental, cuidado redobrado, para que a taxa de reprovação seja de 0% no final do curso. Observar também as promoções para que não atrapalhem as aulas e consequentemente a aprendizagem. O conselho de classe na sala de aula, com a participação dos alunos, professores, direção e equipe pedagógica, com a entrega dos boletins para os bons alunos e para aqueles que estão regular, a exigência do retorno do boletim com a assinatura dos pais ou responsáveis, e para aqueles que estão com notas baixas, bilhete para o comparecimento na escola dos pais ou responsáveis pelo aluno. Será semestral, alternado com o conselho de classe participativo, com a presença dos pais também e entrega de boletins. Quanto a indisciplina dos alunos: está neste ano sendo registrado as ocorrências de indisciplina, em fichas individuais (outros anos era registrado em livros), e através de bilhetes solicitando a presença dos pais ou responsáveis na escola, se a indisciplina tornar a  repetir-se. Ou nos casos mais graves a presença dos pais será solicitada imediatamente. Caso os pais ou responsáveis  não comparecerem na escola quando solicitados, o aluno ficará com as especialistas fazendo tarefas condizentes com a situação, ou executando tarefas da sala de aula. Nos dias de provas, o professor é orientado a não soltar o aluno que terminou   a prova antes do horário da aula, em casos mais extremos soltar apenas 3 minutos antes, mas verificar se aluno fez todas as questões da prova, este procedimento vale também para os alunos que entregam a prova incompleta antes do término da aula, o professor deverá fazer com que o aluno volte para a carteira e termine a prova.
2006- Taxa de reprovação e aprovação: 1a a 4a série do ensino fundamental: Aprovados 323- 90%. Reprovados 34- 10%.
5a a 8a série do Ensino fundamental: Aprovados 203- 75%. Reprovados 68- 25%.
Total Geral : Aprovados : 526- 84%. Reprovados: 102 – 16%
2a séries: 09 alunos, 3a séries: 09 alunos, 4a séries: 16 alunos, 5a séries: 25 alunos, 6aséries: 29 alunos, 7a séries: 14 alunos, 8a séries: não houve reprovação.
2007- alunos de 1a a 4a série do ensino fundamental: 322 alunos aprovados, taxa de aprovação 91%. 29 alunos reprovados, taxa de reprovação 09%.
Alunos de 5a a 8a série do Ensino Fundamental: 207 aprovados, taxa de aprovação 80%. Alunos reprovados 52, taxa de reprovação 20%.
Alunos do Ensino Médio:79 alunos aprovados, taxa de aprovação 90%. 09 alunos reprovados, taxa de reprovação 10%.
2008- Neste ano só foram retidos nas duas séries iniciais, os alunos que realmente não tinham condições por apresentam leve deficiência mental, que já são assistidos por especialistas na APAE (SAEDE), e outros que ainda não tem o laudo, mas apresentam grande dificuldade. Houve aumento na taxa de reprovação nas outras séries, em decisão conjunta com o corpo docente , equipe pedagógica e direção,  verificando o rendimento dos alunos nas séries finais. Foram adotadas metodologias  diversificadas, visando o melhor desempenho dos alunos, tais como: aulas de leitura e escrita, aulas de reforço, provas bimestrais, visando diagnosticar os problemas e encontrar as soluções, metodologias para fazer com que o aluno pense mais e não receba tudo pronto. Cada caso de reprovação foi analisado individualmente com o professor da disciplina e conselho de classe. Esta atitude em reter os alunos, visa desenvolver um cidadão com condições de se desenvolver bem na busca de uma profissão  ou continuidade dos estudos. Verificando que os alunos não estavam se esforçando para melhorar o rendimento por considerarem muito fácil a aprovação, e com isto aconteceu a defasagem e conseqüentemente aumento da reprovação.
2009- Com a Portaria 27 de 13/10/2009, houve mudança na fórmula para cálculo do resultado anual dos alunos, que passou a ser: (média anual dos bimestres x 1,7) +(nota do Exame Final x 1,3)= 14 pontos. O alunos com média anual inferior a três (3) e que não alcançarem no mínimo 14 pontos, aplicada a fórmula acima citada, ficam reprovados na série. Neste ano houve um trabalho conjunto na escola para que diminuísse a taxa de reprovação, o que foi efetivado reduzindo de 18% em 2008 para 8% em 2009. Nas séries iniciais não houve reprovação, do 1º para o 2º ano. E no 3º ano, somente seis alunos, com muita defazagem, que terão acompanhamento pedagógico mais efetivo durante o ano de 2010. No ensino Médio só houve reprovação na 1ª série do matutino. Foram realizadas reuniões com os alunos das séries finais do Ensino fundamental  e Ensino Médio, para que expusessem seus problemas e reveindicações  em relação às aulas e funcionamento da escola, visando melhor rendimento pedagógico. No ano de 2009 houve maior  preparação dos alunos  para a participação nas Olimpíadas de Matemática das escolas públicas, que são realizadas desde o ano de 2006, e na Prova Brasil, fato que também foi positivo para a diminuição da repetência.
Embora a escola já contasse com um laboratório de Informática, somente  no ano de 2009 pode contar com um Técnico em Informática, auxiliando os professores e os alunos, seguindo um cronograma para melhor aproveitamento dos aparelhos.
Foi autorizado pelo Parecer nº 572/09 em 29/04/2009 o SAEDE-Serviço de Atendimento da Educação Especial na Educação Básica, para funcionar nesta Unidade Escolar como SAEDE-Misto, para atender no contra turno alunos com deficiência mental e auditiva, matriculados no Ensino Regular. E também pelo Parecer nº 567/09 de 29/04/2009, autorizada a contratação de 01 segundo professor de turma, com carga horária de 20 horas semanais para atuar na 1ª série do Ensino Fundamental e em 2010 para o 2º ano e 2011 para o 3º ano,  turno vespertino, que esta matriculada a aluna Maria Eduarda Serotki. E pelo Parecer 1013/2010 a contratação do 2º professor para atender o aluno Kauan Pereira no 1º ano e em 2011 para o 2º ano.
No ano de 2010 dos 791 alunos que concluíram o ano, houve 726  aprovações : Ensino Médio- 99,  5ª a 8ª do Ensino Fundamental- 317, 1º ao 4º ano do Ensino fundamental- 310.  Quanto as reprovações: 65 alunos. Sendo do Ensino Médio 14 alunos, 36 alunos de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental e 15 alunos do 1º ao 4º ano. A meta estabelecida era  atingir  90% de aprovação com relação ao ano de 2008, que foi de 82%. Portanto em 2009 foi de 92% e em 2010 manteve-se este índice. Estamos conseguindo atingir o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico dos alunos com as ações definidas no PPP desta Unidade Escolar.
CAPÍTULO II
PAPEL DA ESCOLA
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA
A função social da escola é criar condições que garantam, para todos, o desenvolvimento de capacidades e de aprendizagem de conteúdos necessários para a vida em sociedade, oferecendo instrumentos de compreensão da realidade e também favorecendo a participação dos alunos em relações  sociais e políticas diversificadas e cada vez mais amplas. Os conhecimentos que se transmitem e se recriam na escola só ganham sentido quando produtos de uma construção dinâmica que se opera na interação constante entre o saber escolar e os demais saberes, entre o que o aluno aprende na escola e o que ele traz para a escola, num processo contínuo e permanente de aquisição no qual interferem fatores políticos, sociais, culturais e psicológicos.
A escola  deve possibilitar ao aluno a valorização da cultura de seu próprio grupo e, ao mesmo tempo, ultrapassar seus limites, propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber elaborado e acumulado tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira e o que faz parte do patrimônio universal da humanidade.
Os conteúdos escolares, selecionados pela escola, devem preservar um caráter  funcional e formativo. Funcional por favorecer o uso prático e imediato dos conteúdos aprendidos e formativo por considerar que o aluno deva desenvolver instrumentos para reflexão e produção de seu próprio conhecimento. Só deste modo estes educadores terão condições de fazer análise sobre o sistema sócio-político-econômico-cultural, criando um novo saber sobre a sociedade que pretendem transformar e suas reais possibilidades para tal.
A educação deve possibilitar a compreensão dos processos globais e a intervenção ativa no sentido da transformação desses processos ou seja, uma educação capaz de contribuir para a formação do homem integral. Queremos transformar os processos da natureza pela consciência dos seus direitos e deveres que atuem critica e criativamente na sociedade política e social.
É fundamental que tenhamos tranquilidade suficiente para medir a distância que separa nossos ideais pedagógicos da nossa realidade através de parâmetros que não nos deixem cair na desesperança e que dêem a sensibilidade e lucidez suficientes.
O que a comunidade escolar quer para o processo educacional (desta  escola) deve ser estabelecido de acordo com as necessidades e interesses que avance em direção a uma compreensão mais ampla do papel  que desempenha a Escola na sociedade.
A educação como processo social é parte de um conjunto de interações e interligações recíprocas, não podendo ser dissociada do mesmo, nem tratada isoladamente.
Partimos do pressuposto de que a educação escolar é um direito de todos. A falta de acesso ao conhecimento constitui-se num forte instrumento para manutenção das desigualdades sociais e a escola, peça fundamental para a socialização do conhecimento, precisa ser assegurada a todos em qualquer nação que pretende ser democrática.
Chegou o momento em que todos devemos por em prática o PPP da Unidade Escolar, partindo para uma escola libertadora, transformadora e crítica  ( que supere aquele tipo de escola autoritária e com regimes rígidos), acompanhando a evolução dos tempos, na construção de uma teoria prática que contribua na melhoria do processo ensino-aprendizagem, fundamentada nas relações intra e extra-escolar, em que todos os segmentos:
-          Direção
-          Secretária
-          Equipe Pedagógica
-          Professores
-          Funcionários
-          Alunos
-          Serventes
-          APP
-          Grêmio Estudantil
-          Lideranças da Comunidade
-          Conselho Deliberativo
Estejam envolvidos com o objetivo de transformar a escola pública em local de mediação, apropriação e elaboração do conhecimento científico, erudito e universal, de forma sistemática.
AÇÕES REALIZADAS NESTA UNIDADE ESCOLAR
Para alcançar as metas implícitas na filosofia da escola, estaremos definindo a metodologia que será adotada pelo corpo docente e administrativo, preconizadas pela Constituição Federal, Constituição Estadual, Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei de Diretrizes e Bases da Educação n. 9394/96 e Lei Complementar 170/98.
Para alcançarmos uma prática social comprometida com os problemas do processo ensino-aprendizagem, visamos elaborar um plano de ação onde a preocupação com um aluno vivo, inquieto e participativo, com um professor que não teme suas próprias dúvidas e com uma escola aberta, viva, posta no mundo e ciente dos avanços ocorridos nesta entrada do século XXI.
Estamos cientes que precisamos preparar o aluno para a vida e não para um acúmulo de informações, trabalhando-o como pessoa inteira, com afetividade, percepção, expressão, sentidos, crítica e criatividade.
Vivemos a era da coletividade e a escola não pode, sem o apoio da comunidade e principalmente dos pais dos alunos, resolver seus impasses ou fazer normas só para o interior dos seus muros. Precisamos encontrar meios de entrosar a comunidade e a escola, buscando a melhoria do processo ensino-aprendizagem, pois a educação não é tarefa apenas da escola mas responsabilidade de toda a comunidade.
AÇOES  QUE SÃO REALIZADAS:
-          INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE : É realizada através de convites para a participação de festividades como: bingo, apresentações de alunos em danças, teatros, festivais de poesia e musica, festas juninas, reuniões, conselho participativo, palestras,  formatura, bazares, projetos Ambial , feira multidisciplinar, gincanas.
-          APP E CONSELHOS DELIBERATIVOS : procurar formar associações que tenham voz ativa dentro da comunidade escolar, com o objetivo de trazer recursos materiais e também apoio no processo de ensino – aprendizagem.
-          INCENTIVO AO ESPORTE : toda modalidade esportiva traz benefícios aos alunos, pois estará exercitando o corpo e afastando de sua mente problemas como a violência e drogas.
-          REESTRUTURAÇÃO DA FANFARRA: É grande o interesse dos alunos na participação da fanfarra, e através do Projeto do Governo Estadual denominado “Atividades Extra Curriculares” , foi contratado um professor ACT de  10 horas semanais para ministrar aulas teóricas e práticas de fanfarra  e  coral, professor Sandro Daniel Drosdoski. No ano de 2010 houve várias apresentações que receberam muitos elogios, e também muitas premiações a nível estadual, tornando-se referência no Estado.
-          REUNIÕES PEDAGÓGICAS: elaboração de um calendário com previsão de datas para reuniões entre o corpo docente e a equipe pedagógica,  para que o processo de ensino seja coletivo, visando o crescimento real do aluno. Realizada também nos conselhos de classe.
-          HORA CÍVICA: com o objetivo de resgatar nos alunos o amor e respeito à Pátria. É realizada semanalmente, obedecendo uma escala de 05 ou mais turmas com a participação de professores das referidas turmas,  com o canto  do Hino Nacional e do Estado de Santa Catarina e outros hinos que podem ser:  Porto União, Independência, Proclamação da República, Bandeira conforme a data. E uma vez no mês  será realizada com toda a escola. Os professores da disciplina de Artes tem a  responsabilidade de ensinar as letras e cantos dos hinos.
-          CONSELHO DE CLASSE: Com  objetivo que a direção e a equipe pedagógica da escola fiquem inteirados com os problemas que ocorrem na sala de aula, quais alunos estão com dificuldade, quais estão acompanhando, quais estão faltando. Onde os problemas e os destaques sejam discutidos com o objetivo de encontrar solução para os mesmos. Que a avaliação  final seja realizada por todos e não fique só na responsabilidade do professor. É Realizado no final de cada bimestre. Com a participação de todos os professores.
-          ENTREGA DO BOLETIM: é bimestral, realizado na sala de aula( 6a a 8a série e Ensino Médio) pelas especialistas. Para o aluno que não atingiu a média do bimestre é solicitado que o boletim retorne com a assinatura dos pais ou responsáveis e em casos mais graves é solicitado a presença dos pais ou responsáveis na escola, através de bilhete.
-          REALIZAÇÃO DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES: com esta maneira de estudo, esperamos além do entrosamento entre todos os membros da escola, um melhor aproveitamento do aluno. Desta maneira podem ser explorados muitos temas que preocupam pais, professores e toda a comunidade, tais como: drogas, violência, esportes, datas comemorativas, meio ambiente, conservação do prédio, dependências e materiais escolares, saúde, Jornal na Escola, Corrupção, alimentação, violência infantil, Trabalho infantil, Transito, Câncer de pele, etc.
-          FEIRA MULTIDISCIPLINAR – prevista  anualmente para o mês de outubro, com a participação de todos os alunos da unidade escolar através de trabalhos que foram realizados durante o ano letivo, com orientação dos professores e sob a coordenação da equipe pedagógica. Será aberta à comunidade objetivando a integração entre escola e comunidade. Oportunizando a valorização do aluno com a exposição de seus trabalhos. Proporcionando cultura e contribuindo na melhoria do processo ensino- aprendizagem e cumprindo também com a função social da escola. No conselho de classe do 3obimestre será definido qual  professor será responsável por uma turma e quais conteúdos serão trabalhados.
-          ESPELHO DE CLASSE – Fica a cargo do professor conselheiro da turma, quando houver necessidade. E a critério de outros professores na sua aula.
-          PROGRAMA PARA DIMINUIR A EVASÃO: Embora já tenha diminuído sensivelmente nos últimos anos, faremos esclarecimentos aos alunos nas salas sobre a problemática da evasão e solicitaremos para que nos auxiliem no sentido de comunicar quando souberem de alunos faltando aula. Em muitos casos ainda é possível o retorno com sucesso. Contamos ainda com a ajuda  do conselho tutelar e promotoria.
-          ALUNOS REPRESENTANTES E PROFESSOR CONSELHEIRO: fazer com que participem mais ativamente nas atividades e principalmente que possam auxiliar sua turma e a escola por extensão. A escolha é através de eleições para exercitar a democracia.
-          GRÊMIO ESTUDANTIL: A Lei Federal 7.398/95, assegura a organização do Grêmio Estudantil , como entidade autônoma Representativa dos interesses dos estudantes do Ensino fundamental e Médio em qualquer escola do pais.
-          A Diretoria do Grêmio deve ser eleita pelos alunos, mediante a formação e apresentação das chapas, com mandato de dois anos. A eleição pode ser realizada em forma de plebiscito, quando não há tempo disponível para realizar eleição de várias chapas. Em 2006 optamos pela realização de eleição, com a inscrição de várias chapas e tempo determinado para a campanha. Assim os alunos estarão exercitando a democracia e o exercício para a cidadania.
-          Na Escola de Educação Básica Nilo Peçanha, a eleição para a Diretoria do Grêmio Estudantil José do Patrocínio é realizada todos os anos. O referido grêmio não tem estatuto próprio, baseando-se na fundamentação legal da lei 7398/95 e no regimento do Centro Cívico José do Patrocínio, órgão existente anteriormente e que foi substituído em todo o país pelos Grêmios Estudantis. Não existe história positiva da atuação efetiva do Grêmio Estudantil nesta Unidade Escolar. Pretende-se passar para os alunos as atribuições deste órgão importante, visando mais participação nas atividades, principalmente extra – classe , por exemplo : recreio com música, participar dos cuidados com a manutenção do prédio escolar, conservação do pátio limpo, participação das homenagens cívicas, campanhas para preservação do utensílios  ocupados na hora da merenda pelos alunos.
-          REGIMENTO ESCOLAR: O Regimento desta Unidade Escolar teve sua estruturação, implantação e aprovação no ano de 1994 pelos órgãos competentes. Pretende-se divulgá-lo entre os alunos com a participação da orientação educacional, a fim de que sendo conhecido e entendido possa ser respeitado.
-          PROMOÇÃO DE ATIVIDADES EXTRA-CLASSE : A preocupação com o lazer do aluno, que neste bairro não tem muitas opções, é constante. A escola pretende oferecer recreação através de jogos inter – salas, festival da canção, gincanas, concursos, gincana para os dias dos pais com a participação dos pais alunos e professores, programada para Sábado à tarde, noite de artes, tarde de artes.
-          CORAL: constituído de 35 alunos de 3a a  8a séries do Ensino Fundamental e ensino médio. Pretende proporcionar lazer e cultura musical, dando oportunidade aos alunos de conhecerem outras comunidades e também elevar o nome da escola e do bairro, através das apresentações feitas. Em 2009 por falta de verba não funcionou, mas  no ano de 2010 foi contratado um professor ACT, através do projeto do Governo do Estado denominado “Atividades Extra Curriculares”.
-          HORA DA LEITURA E ESCRITA: Com o objetivo de desenvolver  no aluno o gosto pela leitura de revistas e  jornais ,  levando-o à obter mais informações, escrever sobre estas e aprender a interpretar levando ao conhecimento. Foi criado na escola o sistema de rodízio ou seja várias caixas contendo revistas Veja, Super Interessante, Mundo Jovem, Ciência Hoje, Carta Escola, Jornal Escola, Revista Its, etc. Que circulam nas salas , obedecendo um calendário pré definido. Para  as turmas  de 5a a 8a e Ensino Médio. Semanalmente. Será destinado 25 minutos para a leitura e o restante do tempo para a escrita de algum assunto lido (interpretação).
-          BAÚ DA LEITURA: Caixas contendo livros infantis circulam pelas turmas de 1a , 2ae 3a ano do Ensino Fundamental. Com o objetivo de estimular a leitura, ler para aprender a ler e escrever.
-          PROGRAMA DE  EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – TV ESCOLA – INTERNET: são tecnologias que podem auxiliar muito o processo educativo e são realidade dos alunos de hoje, não podendo a escola ficar à parte no que se refere a sua utilização. Precisamos manter em bom estado de funcionamento os aparelhos para que possa se efetivar um trabalho que venha realmente complementar o ensino de conteúdos.
-          USO DO UNIFORME: já adotado no ano 2000, embora alguns alunos não tenham adquiridos por problemas financeiros. Consideramos que foi positiva está decisão, aprovada em Ata por todos os segmentos da comunidade escolar, pois além da estética da escola, facilita na identificação do aluno. Pretende-se continuar com este sistema. Teve sua obrigatoriedade a partir do ano de 2006, com a distribuição dos uniformes fornecidos pelo Governo do Estado. Caso o aluno venha para a escola sem o uniforme, esta fornecerá camisetas de uniforme disponíveis na escola, que devem ser devolvidas no final do dia ( horário das aulas). Se o aluno persistir em vir sem uniforme, será mandado um bilhete informando os pais. Para atividades fora da escola, o aluno poderá participar se estiver uniformizado. E também para qualquer outra atividade extra-curricular na escola (biblioteca, sala de informática).
-          ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO: Os alunos da escola são atendidos no posto de saúde do bairro..
-          BAZAR: realizado trimestralmente, com preços bem assessíveis (tudo por R$ 2,00). Com o objetivo principal de estimular a auto estima da comunidade onde a escola está inserida , pois os menos favorecidos compram as suas vestes e agasalhos em vez de ganhá-las. Acabando com a visão que a escola tem de paternalista. O dinheiro arrecadado é utilizado para comprar material escolar, complementação da merenda, livro para a biblioteca,etc.  .
-          PROJETO AMBIAL- 2006- Início do Projeto: março de 2006. Definição: Educação     Ambiental e Alimentar. Objetivo: Colocar as escolas da rede pública estadual à serviço de ações de combate à fome e a degradação do meio ambiente. Parcerias: O Ambial será desenvolvido em parceria com as Secretarias da Agricultura e Política Rural, Secretaria do Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente, Fundação Nova Vida, Epagri, Conselho Estadual de Entidades Públicas (COEP/SC), Casas Familiares Rurais e do Mar, Pastoral da Criança e grupos voluntários.
O Projeto consiste em centralizar na Escola atividades educativas com o objetivo de amenizar os problemas sociais da comunidade escolar, iniciando com o combate à fome, à desnutrição e ao desperdício de alimentos, voltado a assegurar qualidade alimentar e sustentabilidade ambiental. De início o projeto será norteado por dois eixos: Iniciação à Pesquisa: Horta, Jardim, Alimentos, reciclagem. Linguagem: Inglês e Informática. Carga horária do projeto de 40 horas. 04 aulas de 45 minutos, 02  dias semanais. O projeto atenderá 100 crianças, divididos em 04 turmas de 25 alunos. 02 turmas de 5a a 8a série que serão designados 5a série do Ambial, e 02 turmas de 1a a 4a série que serão designados 1a série Ambial. Serão atendidos 50 alunos (duas turmas de cada série) no período matutino e no período vespertino. Será oferecido almoço nestes dias. Os professores que vão atuar no projeto são os seguintes: Sandro Daniel Drosdoki, professor ACT da disciplina de Ciências: 20 horas no projeto. Angelina F. Sarturi, professora ACT da disciplina de Inglês: 20 horas no projeto.  O referido projeto envolverá a escola toda, Escola Ambial.
-          PASTAS DE CONTROLE: ficou instituído, que cada turma de 6a a 8a séries do Ensino Fundamental e Ensino Médio, receberá uma pasta no início das aulas, onde o representante da turma fica encarregado de pegar a pasta e traze-la no final da aula para a coordenação pedagógica. Na pasta contém a data, disciplina que o professor atua, alunos faltosos. Se o aluno não fez a tarefa, nome do aluno indisciplinado, ação do professor, e registro da equipe pedagógica. Somente o professor faz o registro durante as aulas (ficha em anexo).
-          PARA MELHORAR A LIMPEZA DO PÁTIO- ficou instituído uma escala com  todas as turmas da escola , para a limpeza do pátio da escola após o recreio da manhã e da tarde. A turma escalada deverá esperar todos irem para as salas após o recreio, pegar os sacos de plástico e recolher os papeis do chão, no máximo em 10 minutos, lavar as mãos e entrar na sala de aula (em anexo escala). Ninguém está autorizado a varrer o chão, sómente ajuntar os papeis de bala, bolacha, copos, pratos e talheres que os alunos jogam no chão.
-          PROJETO AABB: Projeto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto União e a Associação do Banco do Brasil. Teve início no ano de 2001. Tem como finalidade oferecer   para as crianças de 1a a 8a série do Ensino Fundamental, estudantes de escolas municipais e estaduais do município, um lazer saudável e direcionado por instrutores acadêmicos da faculdade  de Educação Física. Participam deste projeto 25 alunos desta Unidade escolar. Os alunos vão para as aulas em contra turno, com condução providenciada pela prefeitura. A assistente social, também da prefeitura, faz o acompanhamento dos alunos. Os participantes recebem uniforme. Duração de duas aulas recreativas semanais, durante o ano letivo. O objetivo [e que os alunos permaneçam no projeto até completarem 18 anos desde que estejam freqüentando a escola.
-          PROERD: Os alunos do 5a ano  do Ensino Fundamental são beneficiados anualmente com o Programa de Prevenção do Uso de Drogas. As aulas são semanais e ministradas por soldados da Polícia Militar.
-          NEPRE: Núcleo de Educação e Prevenção (Sexualidade, Drogas e violência). Os projetos de educação e prevenção são desenvolvidos na escola através de ações culturais e educativas, tais como: Teatro abordando o assunto, Gincanas, feira multidisciplinar, palestras e trabalhos desenvolvidos em sala de aula entre professores e alunos. E através do programa PROERD, Programa de Prevenção do Uso de Drogas ( aulas ministradas semanalmente, para alunos das 4a séries do ensino fundamental, por policiais preparados).
-          PROGRAMA DE ESTÁGIO “NOVOS VALORES” – voltado para alunos matriculados em curso regular de Ensino: Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior. De acordo com as normas de Decreto  n  297 de 21/05/2007 e regulamentação no edital 02/2007/SED/DIAE/ GEDUC. O referido estágio assegura a oportunidade de aprendizado para a iserção no mercado de trabalho, visando à aplicação prática  do conhecimento teórico inerente à sua área de formação. O programa de estágio “Novos  Valores” é divulgado na escola para os alunos de Ensino Médio inscreverem-se , no programa, na secretária da escola. Os contemplados de acordo com os critérios estabelecidos na inscrição, atuarão nas escolas estaduais, repartições estaduais e estabelecimentos comerciais. O CIEE/PR-(Centro de integração empresa escola do Paraná) também foi conveniado, pelo motivo do Município de Porto União ser divisa com o Município de União da Vitória do Estado do Paraná, sendo que os alunos inscritos também poderão estagiar nas instituições e estabelecimentos comerciais do referido município.
-          AVALIAÇÃO: Baixo  índice no IDEB, um dos motivos que levou professores, equipe pedagógica e direção desta Unidade Escolar,  a repensar o ensino aprendizagem da escola e tomar algumas decisões: – mudança na avaliação : a) Para as avaliações (notas) bimestrais, ficou  decidido com os professores que serão feitas  no mínimo duas provas por bimestre, e um trabalho que deverá ser apresentado individualmente para o professor e os colegas da sala, sem a leitura do mesmo- 80% da média do bimestre. B) Participação nas aulas, conteúdos nos cadernos, disciplina, assiduidade, exercícios no caderno e em aula, interpretação de textos, etc. –20% na média bimestral. C) 1 simulado no final do 2º bimestre, contendo 5 questões de cada disciplina e cinco questões de conhecimento geral. Fica a critério do professor colocar a nota do simulado para fazer a média bimestral.  O professor que aplicar a prova corrige o gabarito e entrega as provas na direção. Todos os professores terão acesso a todas as provas. Colocar em edital as notas. Uma prova de interpretação em todas as disciplinas,  aplicadas no final do 3º bimestre. E um provão  que deverá ser realizado no final do ano, onde as provas que serão aplicadas deverão antes ser entregues na coordenação pedagógica para revisão.  Para as séries iniciais, nos dias de provas o professor de 3a série deverá no início   conduzir  e  explicar as questões da prova e aos poucos, ao longo do ano letivo, deixar o aluno interpretar sozinho as questões. Para os alunos de 4a série, o professor somente  lê as questões da prova e deixa o aluno pensar e interpretar sozinho as questões. Com o objetivo de levar o aluno a pensar mais, e quando este freqüentar as séries finais do  ensino Fundamental e médio, não tenha tanta dificuldade , facilitando mais a sua aprendizagem.
-          DISCIPLINA: para melhorar a ordem e disciplina  ficou decidido: organização da entrada dos alunos para o início das aulas e final do recreio: deverá ser organizada em filas , ao bater o sinal o professor deverá buscar os alunos no local da fila e conduzi-los até a sala de aula.- Não liberar alunos antes do sinal nos dias de provas. – Aluno que chega atrasado nas aulas após 5 minutos, deverá ser conduzido até a sala de aula por uma pedagoga ou diretor.- Alunos não devem sair da sala sem autorização dos professores (banheiro, biblioteca, etc.).
-          HORA ATIVIDADE: Os professores assinarão 02 folhas ponto de: frequência e uma de hora atividade.
-          INCLUSÃO DIGITAL: Finalmente em agosto de 2008, começou à funcionar a sala de informática, com 10 micro computadores, recebidos através do MEC, funcionando internet e com o programa Linux. A partir de 01/04/09, iniciou na escola um técnico em informática, contratado pelo governo do estado em regime de ACT, para trabalhar na sala de informática, auxiliando os professores com os conteúdos de sua disciplina , seguindo um cronograma para cada turma semanal.
-          Teste  de Audição e Visão- realizados pelas especialistas de educação no início do ano letivo, com os alunos das 1a séries do Ensino fundamental. Caso for detectado problema de audição ou visão com algum aluno, este será encaminhado para a APADAF e Oftalmologista, para fazer avaliação mais detalhada, com profissionais especializados na área.
-          Recreio Monitorado: realizado pelos profissionais disponíveis na escola.
-          Temática Étnico Racial: Professores responsáveis da disciplina de História, conteúdo deve estar no planejamento. Tema transversal.
-          OPÇÃO PELA LÍNGUA ESTRANGEIRA- optamos pela língua inglesa, por contarmos em nosso quadro efetivo de professores habilitados nesta disciplina.
-          REVISTAS E LIVROS: escola recebe  assinatura da revista Super Interessante.  E também recebeu do governo federal e estadual as seguintes revistas e livros: Revista Agualito e suas águas-  cartilha ambiental infanto juvenil,  livros Ziraldo e Seus Amigos, DVD sobre a Corrupção, revistas Ciência Hoje, Escola, Carta Escola, Its, Pátio, Criança, revistas de Geografia e Língua Portuguesa.
-          ENSINO DE 09 ANOS- O Ensino Fundamental de 09 anos, da base legal às noções conceptuais, assegura a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar e maiores oportunidades de aprendizagem e, para isso, a necessidade de revisão das concepções e práticas pedagógicas discriminatórias e redutoras das possibilidades de aprender. Objetivando assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar e maiores oportunidades de aprendizagem. Ampliar o tempo destinado a aprendizagem. Melhorar os índices de leitura/escrita e das ciências naturais no pais. Alfabetização com Letramento.
-          Ficou estabelecido juntamente com a Supervisora de Educação Básica e Profissional da 26a GEREI, com sede em Canoinhas, em reunião realizada com os professores de  1a séries, dia 04/07/2007, que todas as escolas adotarão procedimento unificado de não emitir médias bimestrais para os alunos das primeiras séries até o final do ano letivo, somente receberão o boletim no final do ano, com a nota do 4obimestre, repetindo as demais. Será fechada média só de alunos transferidos para outras escolas de outro estado, outra gerencia ou outra rede de ensino. As professoras avaliarão o progresso de cada  aluno, através de registros das avaliações do dia a dia, sem emitir nota ou conceito, apenas incentivos e orientações. Os pais serão comunicados do desempenho de seu filho, através de reuniões com a professora, que será realizada a cada bimestre e através de uma ficha de avaliação emitida no final dos bimestres. Ficou Estabelecido  com a Supervisora de Educação Básica e Profissional da 26a GEREI, em reunião com os profissionais de educação das escolas que, as 2aséries do Ensino Fundamental, a partir do ano de 2008 vão seguir as mesmas regras estabelecidas para as 1a séries do ensino fundamental. E neste ano letivo de 2009 as regras valerão também para as 3a séries do Ensino Fundamental. E no ano de 2010 para o 4º ano do Ensino Fundamental.
-          Quanto a metodologia adotada para as referidas séries: trabalhar o ensino de Português e matemática sem se  prender à gramática isolada. As outras disciplinas serão incorporadas no Português e Matemática. Sem necessidade de caderno específico para cada disciplina.
-          Disposição das carteiras nas salas de aula das 1a , 2a , 3a e 4a ano do Ensino Fundamental será organizada de forma diferente, ou seja em grupo ou círculo, não mais uma atrás da outra, em fila, como era feita tradicionalmente. Com o objetivo de socializar o conhecimento através de trabalhos em grupo, na troca de informações, aprender interagindo com o outro na construção do seu conhecimento.
-          Não retenção nas 1a e 2a séries dos anos iniciais  do Ensino Fundamental de 09 anos (EF 9 )- as alterações introduzidas na Lei 9.394/96/ LDB, pelas Leis n o11.114/2005 e  n o 11.274/2006- e de pareceres- parecer CNE/CEB/n o 07/2007, parecer CNE/CEB
04/2008, além da compreensão de que o processo de Alfabetização com Letramento          não         está  circunscrito a 1a série, permitiram conceber dois momentos          para   os anos                   iniciais do EF 9.
-           NO ANO LETIVO DE 2009, TEVE INÍCIO NO DIA 10/02/2009,  O ENSINO MÉDIO NOTURNO, funcionando as três séries, 1a , 2a , 3a . E o ensino Supletivo  EJA (Educação de jovens e adultos) de 5a a 8a do Ensino fundamental, com duração de 02 anos, com o sistema de Tele sala. Justificativa: devido ao elevado número de pessoas da comunidade que a escola está inserida pela procura do ensino médio noturno e do supletivo: pais de alunos, ex-alunos e alunos que necessitam trabalhar e não podiam freqüentar  o ensino médio do período matutino, e também pelo fato das escolas que oferecem o  referido curso estarem localizadas em outros bairros distantes . Em 2011 foi implantado o EJA do Ensino Médio com duração de 1 ano e meio.
-          ESTÁGIOS CONVENIADOS- Alunos do curso de Magistério da EEB. Balduino Cardoso, realizando estágio de auxílio pedagógico e experiência profissional. Os  alunos estagiários das 3ª séries, com observação de dois dias em cada série. Alunos(as) da 4ª série com estágio de 05 dias em uma série e estágio de Regência de 05 dias na mesma classe. Alunos das Faculdades: UNIGUAÇU, UNC e FAFI, realizam estágios nas disciplinas de : ARTE, GEOGRAFIA, ED. FISICA, HISTÓRIA, BIOLOGIA E CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS, INGLÊS, ETC.
-          PROJETO LEGO- Professores foram capacitados no primeiro semestre do ano de 2009, para trabalhar com o LEGO: com este projeto as crianças brincam e ao mesmo tempo aprendem muito. Os alunos formam grupos de trabalho, com tarefas específicas, o que auxilia bastante na sala de aula. Aprendem desde as séries iniciais a relatarem por escrito o brinquedo que montaram. As dificuldades vão aumentando gradativamente nas séries subseqüentes, chegando à robótica, que é trabalhada no laboratório de informática. Foi muito bem aceito pela comunidade  escolar  e os alunos seguem um cronograma para participação neste projeto, que é realizado em sala exclusiva, que precisou ser adaptada para este fim.
-   ENTREVISTA  COM OS ALUNOS: realizada no final de cada bimestre, com 01 turma de cada série (6ª a 8ª e Ensino Médio), pelas pedagogas da escola. As perguntas foram baseadas na avaliação do PDE.
- DIÁRIOS DE CLASSE: Deverão ser entregues no  final de cada bimestre, onde os professores deverão preencher corretamente todos os campos. Além dos conteúdos ministrados deverá conter o plano de aula com o material didático utilizado em cada conteúdo. E também os conteúdos transversais trabalhados no bimestre.
-   TRÂNSITO: Conteúdo transversal. Programa “Se Essa Rua Fosse Minha” – do DENATRAN-SC, Turmas do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio receberam o material, que foi trabalhado pelos seguintes professores: 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, ministrado pelas professoras regentes de classe. 5ª a 8ª série do Ensino Fundamenta : professores de Geografia e Artes. E Ensino Médio, pelos professores de sociologia. A proposta básica do programa é “educar as crianças, desenvolvendo valores para que se tornem adultos responsáveis no exercício da democracia e da cidadania, num compromisso consigo e com os outros. E uma das formas mais acessíveis de se formar um cidadão consciente para pensar e agir no trânsito” é  através da educação das crianças. Elas representam o futuro do pais e, com atitudes corretas, construirão um amanhã melhor e mais seguro. O KIT recebido é composto de 01 DVD, livros individuais para os alunos, jogo da memória, revista para os pais, 01 sacola para carregar o material e diploma para os alunos participantes.
-     EDUCAÇÃO SEXUAL E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: Projeto Porto União Jovem Saudável – Secretaria Municipal de Saúde de Porto União- Projeto que tem como objetivo geral promover nas escolas a Educação Preventiva das Doenças Sexualmente Transmitidas (DST), HIV e a Gravidez na Adolescência não Planejada. O referido projeto será desenvolvido nas turmas das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamenta e as 1ª do Ensino Médio. Ministrada duas aulas mensais, nos meses de maio a novembro. Por profissionais da Secretaria de saúde de Porto União, nutricionistas, psicóloga, pedagoga, assistente social, médico e enfermeiros.
- LIVROS DIDÁTICOS-  De 1º ao 5º ano: 2010, 2011, 2012.  Do 6º ao 9º ano: 2011, 2012, 2013. Ensino Médio: 2009, 2010, 2011. Em 2011  os alunos receberam livros de Inglês (consumível), mas o número vindo não foi suficiente para todos os alunos.
- PARTICIPAÇÃO DE CONCURSOS E OLIMPÍADAS: \os alunos participam anualmente de vários concursos : OBMEP- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No ano de 2010 recebeu Medalha de Bronze o aluno Marcio Luis Budek Junior da 8ª série do ensino Fundamental, orientado pela Professora de Matemática Ana Célia Jacobowski e Menção Honrosa o aluno Adriano Skrzypa da mesma série. CONCURSO CGU – Controladoria- Geral da União- onde o tema de 2010 foi “ Como será o futuro do Brasil com o dinheiro público bem aplicado ?”, recebeu premiação nacional a aluna  Hellen Gabriele Padilha Vaz do 4º ano do Ensino Fundamental, que teve como responsável a professora Regina Ana Vozniak Ferreira, a aluna obteve o 3º lugar na categoria Desenho. OLÍMPIADA BRASILEIRA DA LÍNGUA PORTUGUESA-  que acontece a cada 02 anos, sempre há participação dos alunos da escola. PRÊMIO DENATRAN- de educação no trânsito. CONCURSO O ARTISTA SOU EU, que ilustra os cadernos  que o governo do Estado  manda para os  alunos. OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA – OBA- neste ano de 2011 a escola  também vai participar, esperamos ter sucesso.

CAPÍTULO 3

PROPOSTA CURRICULAR

O Projeto Político Pedagógico desta Unidade Escolar está norteado na Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina. Basea-se na teoria Educacional Sociointeracionista de Concepção Histórico Cultural de Lev Seminovich Vygostsky, Leontiev e Luria. E fundamentado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9394/96 e Lei complementar 170/98.
OBJETIVOS
A Escola de Educação Básica Nilo Peçanha terá como objetivos:
1-    Possibilitar a qualidade de ensino através da integração curricular, tendo em vista uma educação intercultural, integrando as diversas áreas do conhecimento, de forma a ocorrer a reelaboração  de idéias através do saber contextualizado, desenvolvendo a auto confiança e a solidariedade no educando.
2-    Educar a criança num processo de construção e ampliação do saber científico, erudito e universal; produzindo novas aptidões cognitivas, culturais e atitudinais, de forma que integrem à vivência e o reelaborem numa visão mais crítica, conhecedora e realista do mundo físico e social.
3-    Preparar o cidadão, pelo domínio do conhecimento cultural, científico e tecnológico, para a compreensão e o exercício do trabalho social como fonte de riqueza e bem estar universais, fornecendo o instrumento necessário para que os alunos possam ingressar no mundo do trabalho de forma crítica, atendendo o significado do trabalho na sociedade e a relação entre trabalho e classes sociais.
4-    Formar cidadãos capazes de compreender criticamente a realidade social e por conseguinte, ter  consciência do exercício de seus deveres, direitos e responsabilidades, frente a ordem formal e expressiva da escola, do estado e da sociedade.
5-    Respeitar os valores culturais, artísticos e históricos, próprios ao contexto social do aluno, garantindo a este a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
6-    Promover o fortalecimento da Unidade Nacional e da solidariedade humana internacional, construindo uma cidadania livre de preconceitos culturais, raciais e sexuais, contrária a todas as formas de opressão e de desrespeito à natureza e à humanidade, fortalecendo os ideais de verdadeira participação no desenvolvimento pessoal e social e na valorização da vida, respeitando-a e desenvolvendo a consciência ecológica.
7-    Proporcionar aspectos variados de avaliação, dando condições para o aluno demonstrar de variadas maneiras o seu aprendizado.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
A lei 9394/96 e a Lei complementar  n. 170/98, enfocam a avaliação como uma relação dialética de ensino/aprendizagem entre o professor e o aluno, onde o processo educativo deve ser entendido na sua totalidade e de forma coletiva. A partir de 2010, a avaliação escolar passa a ser pautada pela Portaria SED nº 20, de 24 de maio de 2010.
A Escola de Educação Básica Nilo Peçanha, visando a reformulação regimentar, no que se refere a avaliação, adotará o seguinte critério para avaliar:
-         O professor ao avaliar seu aluno, fará sua auto avaliação e a de sua metodologia.
-         Deverão ser usados todos os momentos de aula para avaliar, procurando identificar de que maneira cada aluno aprende.
-         Para efeitos de registros de avaliação do aluno no Processo Ensino/Aprendizagem, considerarão os valores numéricos, inteiros, de um a 10 (dez) e  fração de 0,5.
-         Se o aluno não alcançar os objetivos propostos, deve-se fazer a recuperação de forma concomitante, de maneira que não será registrada a nota até que tenha havido a recuperação.
-         O estabelecimento de ensino juntamente com os professores proverão todos os meios possíveis para a recuperação dos alunos com menor desempenho até o último dia do ano letivo de forma concomitante e realizada obrigatoriamente antes da publicação das notas bimestrais.. Tudo registrado no Diário de Classe do Professor e na ficha individual do Orientador Escolar.
-         Os aspectos qualitativos devem superar os quantitativos ( inciso V, artigo 24, lei 9394/96).
-         Os registros de notas serão bimestrais, de forma numérica , de 01 a 10 e com fração de 0,5.
-         Os alunos que não conseguirem média 7,0 ( a média dos 4 bimestres) no final do ano, farão exame final. Aplicando a seguinte fórmula: MF= MBx1,7 + NEx1,3=14
onde : MF= média final, MB= média bimestral ( soma os quatro bimestres e divide
por quatro), NE= nota do exame.
-         Caso o aluno não compareça aos exames será aplicado a seguinte fórmula:
MF= MBx7=
10       , pois o aluno terá que ter  uma nota.
-         Para ser aprovado sem exame final, o aluno deverá ter a média 7,0.
-         Dependência:Segundo a Portaria SED 20/2010, o regime de dependência foi suspenso de todas as escolas da rede pública estadual, a partir do ano letivo de 2010.
-         O professor deverá ter registrado o processo evolutivo do aluno, que se após todas as tentativas de recuperação não alcançar a nota necessária, será retido com avaliação do Conselho Deliberativo.
-                      Ficou estabelecido juntamente com a Supervisora de Educação Básica e Profissional da 26a GEREI, com sede em Canoinhas, em reunião realizada com os professores de  1a séries, dia 04/07/2007, que todas as escolas adotarão procedimento unificado de não emitir médias bimestrais para os alunos das primeiras séries até o final do ano letivo, somente receberão o boletim no final do ano, com a nota do 4obimestre, repetindo as demais. Será fechada média só de alunos transferidos para outras escolas de outro estado, outra gerencia ou outra rede de ensino. As professoras avaliarão o progresso de cada  aluno, através de registros das avaliações do dia a dia, sem emitir nota ou conceito, apenas incentivos e orientações. Os pais serão comunicados do desempenho de seu filho, através de reuniões com a professora, que será realizada a cada bimestre e através de uma ficha de avaliação emitida no final dos bimestres. Ficou Estabelecido  com a Supervisora de Educação Básica e Profissional da 26a GEREI, em reunião com os profissionais de educação das escolas que, as 2aséries do Ensino Fundamental, a partir do ano de 2008 vão seguir as mesmas regras estabelecidas para as 1a séries do ensino fundamental. E neste ano letivo de 2009 as regras valerão também para as 3a séries do Ensino Fundamental.
-                     Quanto a metodologia adotada para as referidas séries: trabalhar o ensino de Português e matemática sem se  prender à gramática isolada. As outras disciplinas serão incorporadas no Português e Matemática. Sem necessidade de caderno específico para cada disciplina.
-                     Não retenção nas 1a e 2a séries dos anos iniciais  do Ensino Fundamental de 09 anos (EF 9 )- as alterações introduzidas na Lei 9.394/96/ LDB, pelas Leis n o11.114/2005 e  n o 11.274/2006- e de pareceres- parecer CNE/CEB/n o 07/2007, parecer CNE/CEB 04/2008, além da compreensão de que o processo de Alfabetização com Letramento não está  circunscrito a 1a série, permitiram conceber dois momentos          para   os anos  iniciais do EF 9.
NORMAS  DA  UNIDADE  ESCOLAR
  1. O horário de funcionamento da Escola é das 7h45min às 11:45min (período matutino) e das 13:00h às 17:00h (período vespertino) e das 18:50 às 22h30min (período noturno). O(a) aluno(a) não está autorizado(a) a sair das dependências da Escola em seu horário de aula sem autorização.
  2. Os portões da Escola serão abertos às 7h30min (período matutino) e 12h30(período vespertino), 18h30min (período noturno).
  3. Os pais que trazem seus filhos para a escola, devem deixa-los no portão de entrada dos alunos.
  4. Afastamento escolar:
Atraso: deverá ser justificado pelos pais/responsáveis à Direção e ou Equipe Pedagógica. O (a) aluno(a) que chegar atrasado sem justificativa, aguardará na biblioteca da escola para entrar somente na segunda aula. Serão tolerados 05 minutos de atraso.
Licença saúde/maternidade: a família deverá procurar a Escola imediatamente após o afastamento do(a) aluno(a) para encaminhar o atestado médico e orientar-se quanto ao conteúdo ministrado durante a ausência deste(a).
Doenças infecto-contagiosas: a família deverá encaminhar à Escola o atestado médico de afastamento do(a) aluno(a), e após o término deste a liberação médica para seu retorno à Escola.
O(a) aluno(a) e/ou a família deverá inteirar-se quanto ao conteúdo ministrado durante o período de ausência.
  1. Os(as) alunos(as) não poderão circular no corredor superior no início das aulas, recreio e ou/intervalos de aula.
Qualquer servidor da Unidade Escolar poderá solicitar que o aluno retorne para a sala de aula.
Na reincidência deste(a) aluno(a) fora de sala será encaminhado(a) à Equipe Pedagógica e/ou direção.
Comunicar aos pais.
  1. O(a) aluno(a) fica proibido(a) de fumar, ingerir bebida alcóolica  e drogas, dentro dos limites da Escola e em atividades escolares promovidas pelos profissionais da Unidade Escolar.
  2. Não será permitida, em qualquer horário, a utilização de material não escolar  nos espaços coletivos da Escola. Caso contrário o material ou objeto  será retido e devolvido somente aos pais/responsáveis.
  3. Educação Física:
O material esportivo da Escola é de uso exclusivo dos(as) professores(as) da disciplina de Educação Física em suas aulas.
Ë necessário o uso de uniforme adequado (agasalho, calção, bermuda de malha ou lycra, camiseta e tênis) durante as aulas.
  1. Só será permitida a permanência de pessoas na Escola, que estejam realizando atividades relacionadas à escola, comprovadamente.
10.  Em caso de depredação do patrimônio público, incluindo o acervo da Biblioteca Escolar , material de Educação Física e o material de Artes, os pais/responsáveis do(a) aluno(a) deverão assumir as despesas para reposição do material e a mão de obra.
11.  Faz-se necessário o uso de roupas adequadas ao ambiente escolar,  ou seja uniforme escolar obrigatório.
O Uso do uniforme escolar teve sua obrigatoriedade a partir do ano de 2006, com a distribuição dos uniformes fornecidos pelo Governo do Estado.
Caso o aluno venha para a escola sem o uniforme, esta fornecerá uniforme disponível na escola, que devem ser devolvidas no final do dia (horário das aulas). Se o(a) aluno(a) persistir em vir sem uniforme, será mandado um bilhete ou telefonado, informando os pais.
Para atividades fora da escola, o aluno poderá participar se estiver uniformizado. E também para qualquer outra atividade extra-curricular na escola ( biblioteca, sala de informática).
12.  O(a)  aluno(a) somente poderá solicitar serviços ou material à Secretaria Escolar no horário de recreio.
13.  Realizar atividades escolares encaminhadas pelo(a)  professor(a) tanto em sala de aula como em casa.
A cada atividade realizada pelo(a) aluno(a) os pais/responsáveis serão comunicados através de aviso ou telefonema.
A partir da 3a tarefa não realizada será solicitada a presença dos pais/responsáveis na Escola.
14.  O(a) aluno(a) que dificultar o desenvolvimento dos conteúdos e das atividades em sala será retirado(a) da aula e encaminhado(a) à Equipe pedagógica, mediante formulário preenchido pelo professor com tarefas para o aluno executar.
15.  O(a) aluno(a) que for suspenso(a) por 3 vezes durante o ano por agressão física ou verbal , será submetido(a) ao Conselho Deliberativo Escolar para avaliar a sua situação para posterior encaminhamento. Se o Conselho Deliberativo decidir pela transferência para outra unidade escolar por  ser melhor para o(a) educando(a), a escola  juntamente com os pais e Conselho Tutelar providenciará outra Unidade Escolar para o aluno(a).
16.  No Ato da transferência do (a) aluno(a) ou ao final do ano letivo os livros devem ser devolvidos à biblioteca escolar.
17.  Namoros não são permitidos nas dependências da escola.
18.  A indisciplina nos espaços coletivos da escola será comunicada aos pais/responsáveis por bilhete ou telefone, pela equipe pedagógica ou direção. Em caso de reincidência os pais/responsáveis serão convocados pela direção ou equipe pedagógica a comparecer na Unidade escolar.  Caso os pais/responsáveis não compareçam o(a) aluno(a) ficará impedido de entrar na sala de aula e deverá fazer as tarefas na biblioteca da escola até que os pais/responsáveis compareçam na escola.
19.  Os casos graves de indisciplina, mesmo sendo a 1a falta grave do educando, estes serão discutidos diretamente com o(a) aluno(a), pais/responsáveis e demais pessoas envolvidas, juntamente com a direção e equipe pedagógica, e representante do conselho deliberativo.
20.  São considerados casos graves: Agressão física, desrespeito ao ambiente escolar, colegas, professores, funcionários, equipe pedagógica e direção. Gazear aula, praticar atos não acima descritos, mas sejam prejudiciais ao bom andamento das atividades escolares.
21.  Não é permitido comer guloseimas em sala de aula (doces, salgadinhos, chicletes, balas, bolachas, etc), sem autorização dos professores.
22.  Os alunos não poderão usar aparelhos eletrônicos durante as atividades pedagógicas (intra e extra-classe). Na 1a vez será solicitado que o(a) aluno(a) desligue e guarde o aparelho, na reincidência, o(a) professor(a) irá recolher o aparelho e entregará somente aos pais (inclusive aparelho celular).
CAPÍTULO IV
DIMENSÃO ADMINISTRATIVA
ORGANIZAÇÃO  DIDÁTICO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO
-          GRADE CURRICULAR – Fotocópia em anexo
-          FUNCIONAMENTO DE PRÉ-ESCOLAR E 1a A  8a SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL  E ENSINO MÉDIO DISTRIBUÍDOS NOS SEGUINTES TURNOS:
-          Turno Matutino: 1º  a  5º ano do Ensino Fundamental: 01 turma de 3º ano
02 turmas  de 4º ano
02 turmas  de 5º ano
6ª  a  8a série do Ensino Fundamental: 02 turma de 7a série
01 turma  de 8a série
03 Turmas  de 6a série
Ensino Médio: 02 turmas de 1a série
01 turma de   2a série
01 turma de  3a série
Turno Vespertino: 1º  ao 5º ano do Ensino Fundamental:   02 turmas de 1º ano
02 turmas de 2º ano
03 turma    de 3º ano
02 turma    de 4º ano
6a a 8a série do Ensino Fundamental: 02 turma de 5a série
02 turma  de 6a série
01 turma   de 7a série
01 turma  de  8ª série
Turno Noturno:      Ensino Médio: 01 turmas de 1a série
01 turma de   2a série
01 turma de 3a série
6a a 8a série do Ensino Fundamental: 01 turma da 8a série
Supletivo: de 5a a 8a série do Ensino Fundamental-EJA
Supletivo: Ensino Médio – EJA
ADMINSTRATIVO: 01 Diretor de Escola (40 horas)
02 Assessores de Direção ( 40 horas)
01 Assistente Educacional ( 40 horas)
01 Administradora Escolar (40 horas)
01 Orientadora Escolar (40 horas)
01 Supervisora Escolar (40 horas)
02 Assistente Técnica Pedagógica (40 horas)
Funcionários contratados pela APP da Escola ( 44 horas semanais )
05 serventes
Funcionários contratados pela empresa de alarmes CASVIG : 01 vigia ( 08 horas )
Professores, Equipe Pedagógica e Administrativa Efetivos : 25
Graduados: 05. Pós Graduados: 21.
Professores ACTs: 21
Graduados : 13. Pós Graduados: 04. Cursando Ens. Superior: 03.
GARANTIA DA REGULARIDADE DA VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS
Todos os documentos dos alunos estão arquivados na Secretaria da Escola da seguinte forma:
-          Em pastas individuais ( no arquivo dos alunos ativos )
-          Em pastas individuais ( no arquivo dos alunos passivos )
-          No computador da escola – dentro do programa Série Escola.
-          Em disquetes que são enviados para a 26a GEREI.
-          Em pastas arquivos – relatório anual de notas.
-         Nos diários de classe dos Professores que são entregues a cada final de bimestre e arquivados no final do ano letivo, na Secretaria da Unidade Escolar.
MATRÍCULA
Será efetuada no final do ano  anterior e no inicio do ano letivo. Com data a ser definida pela Secretaria Estadual de Educação.
Os documentos exigidos pela Unidade Escolar  no ato da matrícula são:
-         Fotocópia da certidão de nascimento.
-         Fotocópia da carteira de vacinação.
-         Declaração de série caso o aluno seja transferido de outra unidade escolar.
-   Histórico escolar das outras unidades escolares que o aluno freqüentou.
VAGAS
Será oferecida matrícula referente ao número de vagas instituída pela Secretaria da Educação Estadual ou  seja:
-          1º ano do Ensino Fundamental: 25 alunos
-          2º  ao  4º ano do  Ensino Fundamental: 30.
-          6a a 8a série do Ensino Fundamental: 35.
-          E.M. : 40.
GRADE CURRICULAR
Grade Curricular – Ensino Fundamental – Turno Diurno
PARECER N. 461/98/CEE/SC
APROVADO EM 15/12/98
Turno : diurno
Unidade Escolar : Escola de Educação Básica Nilo Peçanha
N. mínimo de dias de efetivo trabalho escolar : 200 dias
N. mínimo de semanas letivas : 40
N. de dias semanais de efetivo trabalho: 5 dias
Duração hora/aula : 48 minutos – 5 horas-aulas diárias (4 horas)
Carga horária mínima anual para os alunos: 800 horas
ResoluçãoN.02/CEB/CNE
DISCIPLINA
(AULAS SEMANAIS)
SÉRIES
Totais
Seman.
1a2a3a4a5a6a7a8a
BASE
COMUM
Língua Portuguesa
X
X
X
X
04
04
04
04
16
Matemática
X
X
X
X
04
04
04
04
16
Ciências
X
X
X
X
03
03
03
03
12
História
X
X
X
X
03
03
03
03
12
Geografia
X
X
X
X
03
03
03
03
12
Educação Física
X
X
X
X
03
03
03
03
12
Artes
X
X
X
X
02
02
02
02
08
Ensino Religioso
X
X
X
X
01
01
01
01
04
PARTE
DIVESSIFICADA
Língua Estrangeira
-
-
-
-
03
03
03
03
12
TOTAIS
SEMANAIS
X
X
X
X
26
26
26
26
104
Turno noturno: Mudanças no número de aula das seguintes disciplinas: Matemática 05 aulas semanais, Português 05 aulas semanais, Educação física 02 aulas semanais, Inglês 02 aulas semanais.

ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NILO PEÇANHA

Secretaria de Estado da Educação

Estado de Santa Catarina
CGC 83 786 376/0001-09
E-mail    nilopecanha@sed.sc.gov.br

Rua Francisco Peluski, nº 365  -  Fone (042) 3522-5948  -  7670009062-0  -  B. Vice King

89 400 – 000                   -                    Porto União                   -                   Santa Catarina
GRADE  CURRICULAR   DO  ENSINO  MÉDIO
2011
Turno: diurno
Unidade Escolar: Escola de Educação Básica Nilo Peçanha
N. mínimo de dias de efetivo trabalho escolar: 200 dias
N. mínimo de semanas letivas: 40
N. de dias semanais de efetivo trabalho: 05 dias
Duração hora/aula: 48 minutos- 05 aulas diárias (4 horas)
Carga horária mínima anual para os alunos: 800 horas
DISCIPLINA
NO DE
AULAS
SEMANAIS

1a SÉRIE
2a SÉRIE
3a SÉRIE
BIOLOGIA
02
02
02
MATEMÁTICA
03
03
03
GEOGRAFIA
02
02
02
HISTÓRIA
02
02
02
EDUC. FÍSICA
02
02
02
INGLÊS
02
02
02
PORTUGUÊS E LITERATURA
03
03
03
FÍSICA
02
02
02
QUIMICA
02
02
02
ARTES
02
01
02
FILOSOFIA
01
02
02
SOCIOLOGIA
02
02
01
CAPÍTULO V
DIMENSÃO  FINANCEIRA
Instituição mantenedora: Secretaria  de Estado de Educação do Estado de Santa Catarina.
VERBAS RECEBIDAS
-          DESTINADA AO PAGAMENTO DAS SERVENTES E MERENDEIRA
-          PRODENE
-          PDDE
-          DESTINADA A COMPRA DE MATERIAL PERMANENTE E DE CONSUMO.
PROMOÇÕES: realizadas pela associação de pais e professores desta Unidade Escolar:
-          BAZAR
-          RIFA
-          BINGO
-          FESTA JUNINA
-          VENDA DE PASTEL
OBJETIVOS DAS PROMOÇÕES
-          PROMOVER A SOCIALIZAÇÃO ENTRE COMUNIDADE LOCAL E COMUNIDADE ESCOLAR.
-          ARRECADAR FUNDOS PARA GARANTIR A PRÁTICA DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS.
-          CONSERVAÇÃO DO PRÉDIO ESCOLAR.
ONDE SÃO APLICADOS OS RECURSOS
PAGAMENTO:
-           CONTADOR.
-          PEQUENOS REPAROS (MATERIAL) E MÃO DE OBRA.
-          AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS
-          MATERIAL DE EXPEDIENTE DESTINADO À APP E DA U.E
-          AQUISIÇÃO DE UNIFORMES ESPORTIVOS
-          INSCRIÇÃO DE JOGOS, VIAGENS E LANCHES PARA ALUNOS PARTICIPANTES DE COMPETIÇÕES ESPORTIVAS.
-          COMPRA DE REMÉDIOS, MATERIAL PARA CURATIVOS
-          CORREIOS
CAPÍTULO  VI
DIMENSÃO  FÍSICA
O prédio da EEB Nilo Peçanha conta com área de construção de 2.207,38 m2, e quadra de esportes com  697,20 m2 , com iluminação. O terreno onde a escola esta localizada conta com 10291 m2,  contendo além das benfeitorias acima citadas,  uma horta, estacionamento para carros e  jardim. Sendo 15 SALAS DE AULAS de 48 m2  cada, janelas de alumínio, com cortinas, imobiliadas  com carteiras  de fórmica e armação de ferro, cadeiras de madeira com armação de ferro. Uma mesa com cadeira para o professor, um armário de madeira com duas portas, um quadro de giz, uma lixeira, 02 ventiladores de teto.01 LABORATÓRIO de ciências com 06 bancadas de granito com uma cuba e torneira em cada uma. 25 banquetas, 01 armário de ferro com duas portas, 02 prateleiras de ferro, 02 armários de 02 portas de madeira, uma televisão 29 polegadas, um DVD, 1 auto labor antigo, material de laboratório. 01 BIBLIOTECA com 05 estantes grandes de ferro, 06 estantes pequenas de ferro, 02 estantes pequenas de madeira, 02 mesas grandes para pesquisa, com 12 cadeiras, 01 escrivaninha de madeira com cadeira, um balcão grande de fórmica com 06 portas, 02 pias de granito. Um acervo, aproximadamente, de 1.300 livros, sendo 425 de literatura, incluindo os infantis, juvenil, dicionários, 02 coleções barca, apostilas, livros paradidáticos, revistas educativas. Livros didáticos, 03 globos, mapas mundi e do  Brasil, cortinas nas janelas. O1 SALA DE INFORMÁTICA: com 10 micro computadores recebidos do MEC, 01 micro computador  conseguido  com recursos da APP, 10 mesas, 10 cadeiras, 01 escrivaninha com cadeira giratória, um armário de madeira com 02 portas, DVDs  da TV escola e outros adquiridos pela APP, de filmes infantis e filmes para jovens e adultos, 01 televisão 20 polegadas, 01 DVD, 01 video, 01 data show, 01 aparelho para gravar DVDs, 01 retro projetor, blecaute nas janelas (com grades). 01 SALA  pequena para funcionar a sala do SAEDE, com 08 carteiras e 08 cadeiras, 03 estantes pequenas de madeira, 01 quadro branco de marcador, material pedagógico, cortinas na janela. CORREDOR INTERNO GRANDE, com 11 mesas grandes de fórmica com bancos, funcionando o refeitório. COPA com 02 mesas grandes de fórmica com banco, 01 armário grande de fórmica com 04 portas, 01 mesa pequena com 01 mimiógrafo, 02 armários de ferro com 16 compartimentos para guardar o material dos professores, 01 pia de madeira pequena, 01 geladeira, 01 fogão industrial com 04 bocas, 01 forno industrial à gás, uma carteira pequena para giz, 01 lixeira. 01 LAVANDERIA  com 01 tanque para lavar roupas com duas cubas, 01 tanquinho  automático, 01 varal de teto, armário aéreo, baldes, vassouras, panos de limpeza, pás de lixo, material de limpeza, panos de limpeza. 01 CANTINA para promoções da APP, com um balcão grande de lateral com vidros, estante, geladeira, friezer, estufa. BANHEIROS – 02 pequenos para professores, com vaso, uma pia de granito, uma cuba, espelho. 02 banheiros médios com dois vasos, um mictório, uma pia de granito com uma cuba, espelho. 02 banheiros médios com 03 vasos, 01 pia de granito com uma cuba, espelho. 01 banheiro grande com 07 vasos, um mictório, 01 chuveiro, uma pia grande de granito, com 03 cubas, espelho. 01 banheiro grande com 08 vasos, um chuveiro, espelho, uma pia grande de granito com 03 cubas. 01 BANHEIRO PARA DEFICIENTE, com uma pia de granito com uma cuba, um vaso. RAMPA para o acesso ao andar de cima, com corrimão. ESCADA para o acesso ao andar de cima, com corrimão. PATIO COBERTO. PISO de toda a escola, anti-derrapante. ALMOXARIFADO (em baixo da escada), para guardar documentos antigos da escola e secretaria, material de expediente, material de limpeza, com 02 balcões antigos de madeira, um armário sem portas que serve de prateleira, um armário grande de madeira. 01 DEPÓSITO (em baixo da rampa), para guardar material de Educação Física, de artes, material didático, instrumentos da fanfarra, roupas do coral, tintas, ferramentas, máquina de cortar grama. Contendo 03 guarda roupas de madeira com 04 portas , vários armários velhos sem portas , que servem de estantes, 02 arquivos de aço. COZINHA, para fazer a merenda  dos alunos e almoço dos alunos do projeto ambial, contendo 01 fogão industrial com 06 bocas de gás e um forno. 01 forno industrial grande à gás. 01 fogão de 06 bocas, 02 friezeres, 01 geladeira grande, 01 resfriador com 04 portas, uma pia grande de canto de granito com  dez portas de fórmica, com 03 cubas, 01 mesa grande de fórmica com banco, 01 máquina de lavar louça industrial, 01 sala em anexo que serve para depósito de merenda escolar, com várias estantes de madeira, um armário grande de fórmica com 04 portas para guardar panelas grandes, bacias grandes e pequenas, travessas, copos plástico e pratos plásticos para a merenda, talheres, pratos de vidros, copos de vidros, liquidificador industrial, fritadeira, cilidro para massas, janela com telas. SALA DOS PROFESSORES, contendo uma mesa grande de fórmica com banco, sofá de canto  de tecido com almofadões,  02 mesinhas de centro, um quadro branco de avisos, um mural, 01 televisão de  14 polegadas, um aparelho para antena parabólica, cortinas nas janelas, um ventilador de teto.SECRETARIA – 02 micro computadores, 01 impressora pequena, 01 impressora matricial, 01 impressora grande com fotocopiadora, fax,  02 mesas para os micro computadores, 04 arquivos de ferro, 02 armários de madeira com 02 portas, 01 aparelho telefone, 02 escrivaninhas de madeira, 03 cadeiras giratórias, 01 ventilador de teto, persianas nas janelas, campainha automática para o sinal da troca das aulas. SALA DE DIREÇÃO – 02 escrivaninhas de madeira, 02 cadeiras giratórias, 01 cadeira  estofada, 01 armário de madeira com 02 portas, uma mesa de computador, 01 micro computador, uma impressora colorida, 01 máquina digital, 03 aparelhos de som com cd,  01 aparelho de telefone sem fio, 01 aparelho de fax, bandeiras no mastro do Brasil, Santa Catarina, Porto União.SALA DE ADMINISTRAÇÃO 01 escrivaninha de madeira com 01 cadeira giratória, 01 armário de madeira com 02 portas, 01 armário de madeira com 02 portas, próprio para guardar cartolina, papel cartão, EVA, crepon, 01 cofre, materiais de expediente: clips, papel sulfite, pincel atômico, lápis de escrever, canetas, lápis de cor, régua, pastas com elástico, 01 balança para pesar os alunos. SALA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, 01 micro computador, com impressora à laser com uma mesa de madeira. 03 armários de 02 portas de madeira, 01 estante pequena de madeira, 01 aparelho de som com cd, 02  escrivaninhas de madeira, 03 cadeiras giratórias, caixas de livros para o projeto de leitura, carimbos, livros didáticos, revistas para professores, horário das aulas fixado na parede. 01 ginásio de esportes.
CAPÍTULO VII
METAS, AÇÕES E RESPONSÁVEIS
PLANO DE AÇÃO PARA  2011
1.OBJETIVO: Melhorar o desempenho acadêmico dos alunos desta Unidade Escolar. META: Manter ou aumentar de  92% a taxa de aprovação dos alunos da escola.
DESDOBRAMENTO DAS METAS EM PLANO DE AÇÃO:
  1. Formar um grupo de trabalho para revisar o PPP da escola, no início do ano letivo.Responsável pela meta: Equipe Pedagógica, Período: 01.02.2011 a 04.02.2011. Resultado Esperado: O PPP da escola revisado. Indicador: Documento do PPP da escola.
  2. Implementar o sistema de avaliação da aprendizagem de todas as turmas da escola. Implantando: autoavaliação  dos alunos. Atividades individuais de leitura e interpretação (definido em calendário próprio, uma vez na semana , com início em uma  segunda-feira na 1a aula e na semana seguinte na segunda feira na 2aaula e assim até sexta-feira, na 5a aula, onde recomeça novamente no inicio da semana).Apresentação de pesquisas através de mini aulas ministradas pelos alunos ( Sempre que o  professor  solicitar um trabalho de pesquisa para o aluno este deverá apresenta-lo para toda a classe). Definido  01  simulado em julho, 01 prova de interpretação em setembro e 01 provão no final do ano letivo. Responsável pela meta: Equipe Pedagógica. Período: 07.02.2011 a 20.12.2011. Resultado esperado: Sistema de avaliação de aprendizagem de todas as turmas da escola implementado. Indicador: Relatório final de notas.
  3. Dar continuidade ao jornal da escola, para divulgar as atividades escolares  onde os alunos serão os redatores. Impressão na gráfica de 02 edições com quatro páginas de 30×43cm 1×1 colorido. Responsável pela meta: Professores(as) do Projeto Ambial. Período: 07.02.2011 a 20.12.2011. Resultado esperado: Jornal da escola elaborado com as atividades escolares divulgadas. Indicador: Exemplares do jornal.
  4. Trabalhar o projeto jornal na escola. Utilizando os jornais Diário Catarinense, A Noticia e o jornal local O Comercio.Responsável pela meta: Equipe Pedagógica. Período: 07.02.2011 a 01.12.2011. Resultado esperado : projeto jornal da escola trabalhado. Indicador: Fotos do projeto no mural da escola, relatório de notas dos alunos.
2. OBJETIVO: Melhorar as práticas pedagógicas da escola.
META: Aumentar o número de reuniões pedagógicas, complementar o material didático, tecnológico e esportivo da escola.
DESDOBRAMENTO DAS METAS EM PLANO DE AÇÃO:
  1. Complementar o material didático, tecnológico, esportivo  e aproveitar os já existentes na escola para diversificar as práticas pedagógicas da escola. Responsável pela meta: Direção da escola. Período: 07.02.2011 a 01.12.2011. Resultado esperado: Atividades pedagógicas realizadas pelos professores em sala de aula diversificadas. Indicador: Planos de aula.
  2. Aumentar para 08 o número de reuniões pedagógicas com os professores da escola. Marcadas para os dias 01 a  04  de fevereiro. 26 de março, 14 de maio e 20 de agosto, 29 de outubro deste ano letivo de 2011. Responsável pela meta: Equipe pedagógica. Resultado esperado: 08 reuniões pedagógicas realizadas durante o ano letivo.Indicador: Ata de reuniões pedagógicas.
3.OBJETIVO: Aproximar mais a comunidade da escola.
META: Aumentar o número de eventos na escola: reuniões, gincanas, feira multidisciplinar, palestras, tarde de talentos: dança, música e poesia.
DESDOBRAMENTOS DAS METAS EM PLANO DE AÇÃO:
  1. Realizar 01 gincana do meio ambiente dia 20/05/2011. Responsável pela meta: Professores do projeto Ambial. Resultado esperado: Maior aproximação da comunidade com a escola. Indicador: Atas da APP, relatório e fotos.
  2. Realizar  01 gincana de festa junina dia 09/06/2011. Responsável pela meta: Equipe Pedagógica. Resultado esperado: Maior aproximação da comunidade com a escola. Indicador: Atas da APP, relatório e fotos.
  3. Realizar 01 gincana cultural em 10/10/2011. Responsável  pela meta: Equipe pedagógica. Resultado esperado: maior aproximação da comunidade com a escola. Indicador: Atas da APP, relatório e fotos.
  4. Realizar uma feira multidisciplinar no dia 11/11/2011. Responsável pela meta: Equipe pedagógica. Resultado esperado: maior aproximação da comunidade com a escola. Indicador: Atas da APP, relatório e fotos.
  5. Realizar 01  reunião com os pais, com a participação dos professores, equipe pedagógica, funcionários e Direção da escola, no dia 24/03/2011.Responsável pela meta: Direção da escola. Resultado esperado: pais mais informados sobre o desempenho de seu filho(a) na escola. Indicador: relatório de notas dos alunos.
  6. Realizar uma palestras para os pais e alunos, sobre os direitos e deveres das crianças e adolescentes, com a participação do Conselho Tutelar , em 15/09/2011. Responsável pela meta: Direção da escola. Resultado esperado: Pais mais informados sobre os deveres e direitos da criança e do adolescente. Indicador: Ata da APP.
  7. Realizar três tardes de talentos:  festival de poesias, dança e música. Definir os dias. Responsável pela meta. Professora de Português, Professoras de Artes, Professora de Educação Física e Pedagogas. Resultado esperado: desenvolver  a expressão artística nos alunos, participação dos pais e comunidade nas apresentações.. Indicador: fotos, relatório e diário de classe.
CAPÍTULO VIII
CONSOLIDAÇÃO DO PPP
Ata n o 04/2011
Aos quatro  dias do mês de fevereiro do ano de 2011, no horário de 8:00 horas as 12:00 e 13:00 as 17:00, nas dependências desta Unidade Escolar, foi realizada a assembléia para aprovação do Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica Nilo Peçanha. A analise e reflexão do referido documento foram realizadas nos dias um, dois, três e quatro do mês de fevereiro do corrente ano, onde estiveram presentes Direção, Equipe Pedagógica, Professores Efetivos, Professores ACTs, representação da APP, representação do Conselho  Deliberativo, e representação de Alunos. As metas discutidas e planejadas para o ano de 2011 foram aprovadas pela assembléia. Nada mais havendo a tratar esta ata vai por mim e demais presentes assinada.
Porto União, 04 de fevereiro de 2011.