Uma das exigências do século XXI para o professor é a formação permanente. Um profissional da educação que se preocupa em estar sempre se atualizando, com certeza está de acordo com os padrões estipulados para este novo método de ensino.
Um bom educador é aquele que se preocupa em refletir com seus alunos uma determinada matéria e não apenas ensinar ou transmitir conteúdos. Para isso ele precisa estar bem informado, conhecer práticas pedagógicas contextualizadas, instrumentos para um trabalho eficaz, aplicar metodologias diversificadas.
Infelizmente existem empecilhos na vida do professor que dificultam este preparo: o cansaço gerado pela longa jornada de trabalho, ou seja, a falta de tempo muitas vezes impede uma busca pela melhora da prática docente.
Mas em meio a tantas dificuldades é importante que o educador encontre meios para se atualizar. De que forma pode ser feita a formação permanente do educador?
Ciclos de palestra, seminários, simpósios, cursos de pós-graduação, eventos culturais, MBA, mestrado, extensão, entre outros. Em um mercado onde a competição é cada vez mais acirrada, os cursos de especialização estão se tornando quase obrigatórios nos currículos dos profissionais.
Os cursos de especialização fornecem ainda uma forma diferente de "enxergar" determinadas questões organizacionais, antes despercebidas. A contribuição importante desses cursos é a troca de conhecimentos práticos em sala de aula, onde cada um tem a oportunidade de apresentar suas experiências vividas, de acordo com o assunto abordado.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
A medida foi adotada pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva ocorre há 27 anos.
Para não haver mais a necessidade de todo ano estabelecer regras novas, no dia 8 de dezembro de 2008, o então presidente Luis Inácio Lula da Silva assinou o decreto 6.558, que institui o horário de verão todos os anos, a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro seguinte.
No ano que houver coincidência entre o domingo de Carnaval e o término da medida, o encerramento se dará no domingo seguinte. E é esse o caso que vai ocorrer no próximo ano, quando o Carnaval será comemorado nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro. Por isso o término será dia 26, o que fará com que esse seja o Horário de Verão mais longo que o Brasil já teve.
No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".
O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino o Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.
Na década de 1920, o deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de "criar" o dia das crianças. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!
Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.
Em outros países
Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez das crianças da China e do Japão comemorarem!
Dia Universal da Criança
Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.
SOBRE A REPOSIÇÃO DAS AULAS:
Dia 01/10- sábado – aulas referente ao horário de 2ª feira:
7:45 as 10:00- alunos do turno matutino — 10:00 as 12:00- alunos do turno vespertino
Obs. Alunos do noturno deverão vir no período e na turma dos alunos do turno matutino.
Dia 08/10- sábado- aulas referente ao horário de 3ª feira. Segue o mesmo horário acima citado.
Dia 29/10- sábado- aulas referente ao horário de 4ª feira. Segue o mesmo horário acima citado.
Dia 05/11- sábado- aulas referente ao horário de 5ª feira. Segue o mesmo horário acima citado.
Dia 26/11- sábado- aulas referente ao horário de 6ª feira. Segue o mesmo horário acima citado.
14/11-aula normal.
Dezembro- 19 a 23- provões com todos os alunos- segue horário normal das aulas.
26 a 30- aulas e provas com alunos que não conseguiram médias.
Janeiro- 05- atividades festivas. Dia 06- entrega de boletins.
Haverão outros sábados com atividades festivas, jogos, feira multidisciplinar, tarde de artes, reuniões e entrega de boletins, a serem marcados durante este semestre. Qualquer dúvida procurar a direção ou equipe pedagógica.
Porto União, 28 de setembro de 2011.
A Direção
HORÁRIO DAS REPOSIÇÕES DE SÁBADO
AULAS
Turmas do período
matutino
1ª
7:45
8:10
2ª
8:10
8:35
3ª
8:35
9:00
4ª
9:00
9:25
5ª
9:25
9:50
Turmas do período
vespertino
RECREIO
9:50
10:00
1ª
10:00
10:25
2ª
10:25
10:50
3ª
10:50
11:15
4ª
11:15
11:35
5ª
11:35
12:00
DIA : 01/10- AULAS REFERENTES AO HORÁRIO DE SEGUNDA-FEIRA
DIA : 08/10- AULAS REFERENTES AO HORÁRIO DE TERÇA-FEIRA
DIA : 29/10- AULAS REFERENTES AO HORÁRIO DE QUARTA-FEIRA
DIA : 05/11- AULAS REFERENTES AO HORÁRIO DE QUINTA-FEIRA
DIA : 26/11- AULAS REFERENTES AO HORÁRIO DE SEXTA-FEIRA (TERÁ 05 AULAS- HORÁRIO VER COM PEDAGOGAS)
A Corporação Musical Pantera do Vale – da EEB Nilo Peçanha – sagrou-se campeã Catarinense 2011 na categoria fanfarra com um pisto juvenil. O concurso ocorreu no dia 20/08/2011 na cidade de Três Barras. Com uma excelente apresentação sobre a regência do jovem professor Sandro Daniel Drosdoski, a corporação musical foi um dos destaques do evento. Além de 1º lugar na categoria fanfarra com um pisto juvenil, a corporação musical obteve também as seguintes premiações: 1º lugar corpo coreográfico, 1º lugar pelotão de bandeiras, 1º lugar Mór de comando e 1º lugar baliza.
Parabéns a todos os integrantes da nossa PANTERA DO VALE
- às Mães que apesar das canseiras, dores e trabalhos, sorriem e riem, felizes, com os filhos amados ao peito, ao colo ou em seu redor; e às que choram, doridas e inconsoláveis, a sua perda física, ou os vêem “perder-se” nos perigos inúmeros da sociedade violenta e desumana em que vivemos;
- às Mães ainda meninas, e às menos jovens, que contra ventos e marés, ultrapassando dificuldades de toda a ordem, têm a valentia de assumir uma gravidez – talvez inoportuna e indesejada – por saberem que a Vida é sempre um Bem Maior e um Dom que não se discute e, muito menos, quando se trata de um filho seu, pequeno ser frágil e indefeso que lhe foi confiado;
- às Mães que souberam sacrificar uma talvez brilhante carreira profissional, para darem prioridade à maternidade e à educação dos seus filhos e às que, quantas vezes precisamente por amor aos filhos, souberam ser firmes e educadoras, dizendo um “não” oportuno e salvador a muitos dos caprichos dos seus filhos adolescentes;
- às Mães precocemente envelhecidas, gastas e doentes, tantas vezes esquecidas de si mesmas e que hoje se sentem mais tristes e magoadas, talvez por não terem um filho que se lembre delas, de as abraçar e beijar…;
- às Mães solitárias, paradas no tempo, não visitadas, não desejadas, e hoje abandonadas num qualquer quarto, num qualquer lar, na cidade ou no campo, e que talvez não tenham hoje, nem uma pessoa amiga que lhes leia ao menos uma carta dum filho…;
- também às Mães que não tendo dado à luz fisicamente, são Mães pelo coração e pelo espírito, pela generosidade e abnegação, para tantos que por mil razões não tiveram outra Mãe…e finalmente, também às Mães queridíssimas que já partiram deste mundo e que por certo repousam já num céu merecido e conquistado a pulso e sacrifício…
A todas as Mães, a todas sem exceção, um abraço cheio de simpatia e de ternura! E Parabéns, são os votos da EEB Nilo Peçanha!
A EEB Nilo Peçanha vem investindo nas atividades extraclasse e na semana passada foi feito a entrega de novos instrumentos para a Banda Marcial Pantera do Vale. Foram entregues três trombones e também três trompetes para a corporação musical, a qual é destaque em suas participações.
Fundada em 31/03/1979, a Escola de Educação Básica Nilo Peçanha vem desde então fazendo uma transformação social na comunidade em que está inserida. Em seus 32 anos, a escola ressalta a liberdade responsável, o senso crítico e a consciência dos deveres e direitos de seus alunos. A escola tem como objetivo ampliar, enriquecer e explorar o saber, coordenando, dinamizando e articulando as ações educativas, para a melhoria da qualidade do ensino.