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terça-feira, 9 de novembro de 2010

Gincana Ambiental Realizada com Sucesso!


No dia 22 de abril o Projeto AMBIAL da Escola de Educação Básica Nilo Peçanha, do município de Porto União SC, promoveu uma gincana com atividades voltadas a conscientização e preservação do meio ambiente, pois a Terra é o nosso lar e devemos cuidar dela em todos os aspectos.
Os professores Angelina Ferreira Castilho Sarturi e Sandro Daniel Drosdoski comandaram a gincana com músicas, jogos, paródias, questões ambientais, cabo de guerra e reciclagem; de forma divertida e dinâmica, envolvendo as 29 turmas da escola.

A turma campeã geral da gincana, a 5ª4, ganhará um passeio turístico que será realizado em alguns dias

O segundo e terceiro lugar ficou com a 1ª1 e 4ª3 do Ensino Fundamental.

Os professores agradecem a colaboração de todos, em especial às juradas e aos professores que participaram ativamente da gincana.

Informática na Escola


INTRODUÇÃO
Este projeto expõe em linhas gerais a justificativa, objetivos e idéias básicas do uso do computador nas escolas.
Como ferramenta indispensável na nossa sociedade atual, e cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, a escola também não pode ficar alheia aos avanços tecnológicos. Dessa forma, o computador, e as tecnologias que ele traz, surge como mais um aliado no trabalho pedagógico, potencializando o trabalho do professor, contribuindo para uma educação menos exclusiva e mais plural, garantido oportunidades de acesso à informação e à tecnologia que de outra forma muitos alunos não poderiam ter acesso, o que miniminiza suas oportunidades dentro do atual cenário em que vivemos.

1. Justificativa
É imprescindível inserir as escolas dentro do contexto atual das novas tecnologias. O computador é hoje ferramenta indispensável na sociedade contemporânea. Da mesma forma, pode ser um poderoso aliado no processo de ensino/aprendizagem, quando usado com objetivos bem definidos. Além disso, como nos apontam os Parâmetros Curriculares Nacionais “um outro dado a considerar diz respeito à necessidade do desenvolvimento das competências básicas tanto para o exercício da cidadania quanto para o desempenho de atividades profissionais. A garantia de que todos desenvolvam e ampliem suas capacidades é indispensável para se combater a dualização da sociedade, que gera desigualdades cada vez maiores”. Assim, a informática na escola otimiza oportunidades de acesso aos bens culturais da sociedade, ampliando o acesso a cidadania.

2. Objetivos
Um projeto que pretende inserir o computador no contexto escolar, em linhas gerais, tem os seguintes objetivos:
- servir como aliado no processo pedagógico;
- possibilitar aos alunos o acesso às novas tecnologias;
- formar cidadãos mais independentes e conscientes do seu próprio aprendizado;
- tornar estes mais capacitados para enfrentar o mercado de trabalho.

3. O Computador como Ferramenta de Aprendizado
Se durante grande parte do século passado a escola permaneceu alheia às evoluções da sociedade, nesse século que inicia a tendência é aproximar a sala de aula da comunidade onde a escola está inserida. Como o computador tem se tornado a cada dia mais presente no nosso cotidiano, tornando-se quase um eletrodoméstico, a escola também precisa buscar meios de possibilitar aos seus alunos o acesso a esse instrumento. Bonilla & Pretto (2000) constatam que “Novas habilidades são requeridas pelo novo trabalhador, dentre elas a cooperação, o caráter socializado nas ações de interagir, de pensar estrategicamente, de planejar, de responder criativamente a situações novas, o raciocínio abstrato, atenção seletiva, reflexão crítica, domínio de símbolos e linguagem matemática. Isso vem exigindo também outras estratégias para formar esse trabalhador. Dentre elas destacam-se a reciclagem, o treinamento, a adaptação, cabendo a operacionalização dessas estratégias tanto aos sistemas educacionais tradicionais como às novas modalidades de ensino com base no uso intenso de tecnologias de comunicação e informação.”

Nesse contexto, caberia à escola o papel de formar esse novo cidadão que a sociedade e o mercado de trabalho demandam. Assim, cria-se a necessidade de uma política pública de investimento para a montagem de salas informatizadas nas escolas, e formação de professores e profissionais capacitados a utilizar esses instrumentos como difusão e acesso ao conhecimento e competências necessárias para seu uso.

Também “A utilização de diversos meios trará à educação a capacidade de envolver, aproximar o aluno da escola, tornando-o personagem principal do processo ensino-aprendizagem, sem desgastar a importância do profissional da educação, mas valorizando, acima de tudo, a
capacidade que o homem tem de desenvolver-se criticamente, com responsabilidade,
criatividade e interação. (Freitas, s.d.)

Por sua vez, a simples presença de uma sala com computadores na escola, um professor de informática e tempo dedicado a isso não garante que esse uso seja efetivo, e que os alunos de fato façam um uso adequado dele. A “informática” não é uma disciplina em si que deve ser inserida no currículo escolar, antes, deve ser mais um instrumento pedagógico, assim como o quadro, o vídeo-cassete, a televisão ou os mapas.

O computador precisa ter um uso consciente, no sentido que professores e equipe pedagógica devem estar engajados em desenvolver algum tipo de projeto que contemple tanto o currículo específico de uma disciplina dada, quanto de que modo o computador pode auxiliar os alunos a adquirem os conhecimentos de que necessitam.

Existem inúmeros softwares educacionais voltados para disciplinas específicas e conteúdos determinados. Seu uso pode tornar o aprendizado mais atrativo e efetivo.

Também, determinados programas usuais, como processadores de texto, de gráficos, se bem aproveitados podem ser ferramentas potenciais para disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, ou Ciências. Como os PCNs apontam a concepção curricular “deve expressar a contemporaneidade e, considerando a rapidez com que ocorrem as mudanças na área do conhecimento e da produção, ter a ousadia de se mostrar prospectiva”. Portanto, qualquer disciplina pode fazer uso da informática, e mesmo projetos interdisciplinares ou o trato de temas transversais podem ser contemplados.

Através da Internet, os alunos podem ter acesso fácil a conteúdo de museus e bibliotecas do mundo todo. Obviamente, o professor precisa conhecer e mostrar aos alunos quais sites eles devem visitar e quais links eles devem seguir e como podem interagir com esses conteúdos para buscar a informação de que necessitam. A internet não aposenta o livro, a enciclopédia, ou a biblioteca, pelo contrário, potencializa as fontes de busca de informação.

Com enciclopédias virtuais, a Wikipédia é um exemplo disso, ou mesmo enciclopédias mais tradicionais como a Enciclopédia Britânica, possuem versões digitais de acesso fácil e rápido, com ilustrações e “hiperlinks” que levam a entradas correlatas dentro do mesmo domínio. O que torna a pesquisa escolar muito mais dinâmica e interessante.

Para realmente se inserir na era da informação, o aluno precisa fazer parte dela. E a única forma de isso acontecer é a escola possibilitar esse acesso. Como grande parte das famílias ainda não dispõe de recursos para possibilitar esse acesso aos seus filhos, cumpre a escola esse papel. Assim como o acesso aos bens culturais, a educação e a cidadania é feito pela escola, o computador entra como um aliado em potencial. Como conseqüência, os indivíduos que saem da escola saem mais familiarizados com os desafios que a sociedade moderna impõe, e preparados para enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo.

Nesse quadro, temos então dois usos específicos que a escola pode fazer do computador:
a) como ferramenta de auxílio ao ensino;
b) como recurso para desenvolvimento de projetos de ensino de informática para a comunidade;

Assim como pode ser um potencial aliado na aprendizagem, o computador na escola também pode possibilitar a comunidade escolar o acesso a essa ferramenta, tanto para formação de seus alunos, quanto para o acesso da comunidade, que na maioria das vezes não teria acesso a eles de outra forma.

Projetos podem ser desenvolvidos no sentido de trazer pais, ex-alunos e comunidade em geral para escola, não apenas participando de um projeto específico, que possa lhes fornecer o conhecimento do manuseio de um programa específico, como um processador de texto, um processador de gráficos e planilhas, ou mesmo edição de imagens digitais, com também a internet e o correio eletrônico. Assim, com a comunidade participando ativamente das atividades da escola, pais e alunos inevitavelmente se tornam mais responsáveis quanto ao seu papel dentro da escola. Os alunos de seu papel enquanto agentes desse processo, motivados e com pais participativos e preocupados com a evolução da aprendizagem de seus filhos.

Em resumo, quando equipe pedagógica e professores se tornam conscientes do que querem e do que podem desenvolver com o uso do computador o ensino ganha em dinamismo e efetividade. Com criatividade e planejamento, muitas atividades curriculares ou extra-curriculares podem ser desenvolvidas, unindo perspectivas interdisciplinares.

Referências Bibliográficas

Bonilla, Maria Helena Silveira & Pretto, Nelson De Luca. Políticas Brasileiras de Educação e Informática.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação.
Freitas, Dayse Stefanie de Lima. Informática na Escola: recursos, possibilidades de desafios.

Projeto Elaborado por Everton Back