EEB Nilo Peçanha no Twitter

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aprendendo com o Tux.


Características:

Tux Paint é um programa educativo perfeito para incentivar a criatividade das crianças utilizando ferramentas simples de desenhos no computador.
Todas as ações têm sons característicos e empolgantes, além de serem guiadas pelas mensagens do simpático pingüim chamado “Tux”. Assim, não é necessário ter nenhum conhecimento em informática para poder aproveitar todas as suas ferramentas, já que o seu uso exige apenas alguns cliques pela tela e a escolha das funções mais apropriadas.
Além de poder colorir algumas figuras prontas, as crianças também vão poder criar os seus próprios desenhos, com direito a carimbos e uma série de efeitos especiais que deixam os usuários soltarem a imaginação, incluindo efeitos de arco-íris, escurecer, clarear, quadriculado, negativo, desenho animado, fagulhas e muitos outros.
Conteúdos Curriculares:
As áreas de conhecimento que o TuxPaint trabalha são: arte e pintura.
Numero de Alunos:
Ideal 9 por aula.
Professores:
2 professores.
Tecnologias utilizadas:
A tecnologia utilizada é o computador com o software Tux Paint.
Duração:
 
1 aula de 40 minutos, por atividade.

sábado, 9 de outubro de 2010

A Tecnologia que ajuda ensinar

Estudiosos de várias áreas do conhecimento definem os tempos atuais como a era do conhecimento, em consequência da informatização e da globalização dastelecomunicações. Contudo seria mais apropriado dizer que se vive na era da informação. A era da informação é fruto do avanço das novas tecnologias queproporcionam ao seu usuário um gigantesco número de informações. Com isso a informação deixou de ser uma área ou uma especialidade para tornar-se a dimensão de tudo, transformando a forma como a sociedade se organiza e evolui. Está em andamento uma revolução da informação, como ocorreram, no passado, a Revolução Agrícola e a Revolução Industrial. As novas tecnologias trouxeram grande impacto sobre a Educação desenvolvida nos dias atuais, criando novas formas de ensinar e aprender, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre professor e aluno. As novas tecnologias não substituem o professor, mas modificam algumas de suas funções. O professor transforma-se agora no estimulador da curiosidade do aluno por querer conhecer, por pesquisar, por buscar as informações. Ele coordena o processo de apresentação dos resultados pelos alunos, questionando os dados apresentados, contextualizando os resultados, adaptando-os para a sua realidade. O professor pode estar mais próximo dos alunos, receber mensagens via e-mail com dúvidas, passar informações complementares para eles, adaptar a aula para o ritmo de cada um. Assim sendo, o processo de ensino-aprendizagem ganha dinamismo, inovação e poder de comunicação até agora pouco utilizados. Percebe-se que muitos professores temem em usar as novas tecnologias, pois acham que elas podem substituir o professor. Essas tecnologias podem ser utilizadas como uma ferramenta no processo de ensino. Os alunos demonstram muito interesse em fazer uso das novas tecnologias, pois elas despertam a curiosidade, fazendo com que se estimulem para aaprendizagem. O professor ao usar as tecnologias deve saber selecionar as atividades, aplicá-las de forma correta com um objetivo certo: a real aprendizagem do aluno. De nada adianta um professor usar a tecnologia sem um objetivo traçado. As novas tecnologias, dependendo da forma como são utilizadas, podem ajudar a gerar as mudanças necessárias na Educação e a construir um aluno autônomo e eficaz no seu processo de aprendizado. Por isso ao utilizar a tecnologia educacional deve se utilizar ferramentas que façam com que o aluno pense de forma independente, existem ferramentas no ambiente informatizado que dão respostas prontas aos alunos, tornando-as insignificantes no âmbito educacional, o professor deve estar sempre atento ao selecionar as ferramentas tecnológicas que irá utilizar, visando sempre o real desenvolvimento cognoscitivo do seu aluno.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Simulação das eleições

Na semana anterior as eleições os professores Everton Back, Wanilton Tadeu Dudek e Sabrina Gisiliane Moretti fizeram um trabalho de conscientização política com os alunos de 5ª Serie fundamental à 3ª do ensino médio com materiais da justiça eleitoral (Cartilha do eleitor e guia do eleitor) apresentação de vídeo sobre ficha limpa, houve a simulação de eleição com as urnas eletrônicas verdadeiras com candidatos fictícios.